Você sabe a importância do endomarketing para seu negócio?

O endomarketing é uma estratégia de marketing aplicada aos clientes internos da empresa, isto é, aos funcionários. Seu principal objetivo é inspirar e motivar os colaboradores na busca por resultados acima da média. É como se fosse uma junção entre o RH e o marketing da companhia, mesclando e criando diversas atividades-chave com foco no objetivo citado acima.

Ao aplicar o endomarketing, a empresa se torna muito mais competitiva. Pensando nisso criamos este post para você. Hoje vamos te explicar os principais benefícios dessa estratégia. Continue lendo e fique por dento do assunto!

1. Eleva o nível de satisfação interna

A satisfação dos trabalhadores é um objetivo almejado por grandes empresas. E não é à toa: segundo pesquisas, quando se investe na qualidade de vida dos profissionais é possível ter um crescimento de até 70% na rentabilidade.

As ações de endomarketing fazem com que os funcionários sintam-se mais apreciados pela companhia, o que melhora o clima organizacional e a satisfação interna.

Apenas esse primeiro ponto dá vazão a uma série de outros benefícios, como aumento da produtividade, redução de turnover e maior comprometimento dos funcionários — os quais serão abordados nos próximos tópicos.

2. Torna o funcionário embaixador da marca

Quando os funcionários estão felizes com seu ambiente de trabalho, falam bem da sua marca para seus amigos, familiares e conhecidos. Imagine quantos novos clientes e talentos você não conseguirá engajar com essa simples estratégia.

Com funcionários embaixadores, você conseguirá arquitetar uma marca empregadora capaz de atrair os maiores talentos do mercado — afinal, quem não deseja trabalhar em uma empresa que valoriza e investe nos seus funcionários?

3. Aumenta a produtividade

Uma pesquisa feita pela Microsoft com 38 mil profissionais de 200 países (incluindo o Brasil) mostra que cada colaborador passa cerca de 17 horas semanais de forma improdutiva — um número muito elevado. Mas como reduzir isso?

Com a ajuda do endomarketing é possível alinhar e motivar os funcionários na busca pelos resultados, mitigando a improdutividade. Por serem valorizados, sentem o dever de serem mais comprometidos com os resultados da companhia.

Com o aumento da produtividade, a empresa se torna mais saudável, lucrativa e atraente. Além disso, consegue atender com mais proatividade aos seus clientes finais. Viu como o endomarketing beneficia todo o negócio?

4. Diminui a evasão de colaboradores

A alta evasão de funcionários, também conhecida como turnover, é um grande problema para a companhia. Quando isso acontece, a empresa perde dinheiro, funcionários talentosos e tem sua reputação de marca empregadora abalada.

Por isso, muitas empresas focam seus esforços na retenção dos talentos, oferecendo diversos benefícios e adotando um modelo de gestão de pessoas mais flexível e humanizado.

A ideia de que um bom salário é o suficiente para reter pessoas já está ultrapassada. Hoje é necessário muito mais do que isso: é preciso mostrar que se preocupa com o colaborador e valoriza o seu crescimento — e é aqui que entra o endomarketing.

5. Aprimora a comunicação interna

A falta de comunicação é um grande problema, gerando incontáveis conflitos e perdas para a empresa. Por outro lado, quando se tem uma comunicação clara com a equipe de trabalho, esses mesmos problemas deixam de existir.

O endomarketing contribui para melhorar a comunicação interna, criando novos canais de comunicação e incorporando novas práticas à cultura organizacional.

Agora que já sabe a importância do endomarketing para o seu negócio, aproveite para compartilhar conosco suas dúvidas ou experiências sobre o assunto. Deixe seu comentário em nosso post.

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