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Satisfação dos funcionários: como aplicar o NPS na sua empresa?

Acompanhar e mensurar a satisfação dos funcionários é uma importante atividade. Quando felizes, os colaboradores são mais produtivos e eficientes em cada tarefa, reduzindo o número de erros e problemas que ocorrem diariamente.

Uma técnica muito usada para isso é o NPS (Net Promoter Score). Originalmente, essa técnica era usada para medir a satisfação dos clientes finais, mas nada impede que seja adaptada e aplicada ao público interno da companhia.

Sabemos da importância do assunto, por isso criamos este post. Hoje vamos ensinar o uso do NPS para mensurar a satisfação dos funcionários. Boa leitura!

Desenvolva a pesquisa de satisfação dos funcionários

Para iniciar, você deve desenvolver um pequeno questionário que será aplicado internamente. Com as respostas obtidas será possível identificar o nível de NPS dentro da empresa e classificar os colaboradores como detratores, neutros ou promotores.

Na pesquisa, não deve haver nenhum tipo de campo para identificação do colaborador. Tudo deve ser feito de forma autônoma — assim, ele se sentirá mais livre.

Veja quatro perguntas que podem ser usadas:

Em uma escala de 0 a 10, o quanto recomendaria a nossa empresa como bom local para trabalhar?

Em poucas palavras, qual o motivo da sua resposta?

Em uma escala de 0 a 10, o quanto recomendaria o seu superior imediato como uma boa pessoa para se trabalhar?

Em poucas palavras, qual o motivo da sua resposta?

Colete o máximo possível de feedbacks. Quanto maior o número de respostas, mais consistente será o cálculo do NPS.

Você pode aplicar essa pesquisa de forma impressa ou utilizar algum tipo de software especializado.

Classifique as respostas obtidas

Agora é o momento de classificar os funcionários de acordo com suas respostas. Veja como é possível fazer isso:

Notas 0 a 6: São funcionários detratores, que falam ou falariam mal da empresa no mercado de trabalho. Esses funcionários não estão satisfeitos e nem mesmo são fiéis à sua companhia. Nesse caso, é bom investir em uma campanha de endomarketing.

Notas 7 e 8: São funcionários neutros, considerados imparciais com a empresa. Esses colaboradores não vestem a camisa da empresa, mas também não falam mal dela.

Notas 9 e 10: São funcionários promotores, que falam bem da companhia e sentem orgulho de trabalhar nela. Esses funcionários vestem a camisa da empresa e agem constantemente como promotores, falando da empresa para os seus amigos.

Identifique o percentual de NPS em sua empresa

Em seguida, procure identificar o percentual de satisfação e fidelidade dentro da empresa. Para isso, a seguinte fórmula pode ser usada:

NPS = % de promotores – % de detratores

O percentual ideal de satisfação pode variar de acordo com cada setor e companhia, então é importante que você defina um índice desejado e o persiga ao longo dos anos.

Essa pesquisa deve ser feita de modo constante, para ser possível entender como a satisfação dos funcionários tem crescido ou diminuído ao longo do tempo. Além disso, você terá informações suficientes para criar um plano de fidelização dos colaboradores.

Caso o NPS esteja baixo, é importante investir na comunicação interna, no desenvolvimento da liderança pelo exemplo e na implementação de recompensas inovadoras e desejadas — como cartão de premiação, viagem, bonificações etc.

Agora, que está por dentro do assunto e sabe como medir a satisfação do funcionário usando o NPS, aproveite para continuar aprendendo. Assine a nossa newsletter!

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