Saiba como fazer uma campanha de incentivo de colaboradores

Ter uma equipe competente e engajada na busca pelos objetivos organizacionais é um importante passo para o sucesso da empresa, especialmente quando levamos em consideração nosso o atual mercado de consumo, saturado de concorrentes e com clientes cada dia mais exigentes.

Desse modo, saber como fazer uma campanha de incentivo de colaboradores é um grande diferencial para o departamento de RH e toda a empresa, estimulando os funcionários a realizarem as tarefas diárias com maestria e dedicação.

Sabendo dessa importância, desenvolvemos um conteúdo exclusivo para você. Continue lendo nosso post e descubra como fazer uma campanha de incentivo em sua empresa. Boa leitura!

Defina os objetivos que devem ser atingidos

O primeiro passo é pensar sobre os objetivos que devem ser atingidos e, assim, recompensados pela empresa. Tais objetivos devem ser relevantes para o sucesso do negócio e desafiadores para o time de trabalho, mas, ao mesmo tempo, atingíveis por cada membro da equipe.

Comumente essas metas estão relacionadas a algum dos seguintes aspectos: otimização das vendas, aumento dos lucros, aumento da carteira de clientes, retenção de clientes, recuperação de clientes mais antigos, redução das despesas e mitigação das falhas operacionais.

Após definir os propósitos que devem ser focados, é preciso pensar em duas outras coisas: como mensurar os resultados e qual o tempo ideal para atingi-los. Assim, toda a equipe entenderá exatamente quais são os resultados esperados e como devem se posicionar para alcançá-los.

Escolha os recompensas ideais para engajar toda a equipe

Saber escolher as recompensas ideais é outro importante passo, afinal, é isso que despertará o interesse de cada colaborador, deixando-os ainda mais incitados na busca pelos objetivos propostos.

Alguns gestores acreditam que, quanto mais cara a recompensa, melhor — o que é um erro. Definir os prêmios ideais não é só uma questão de preço, mas também de conhecer os membros da equipe, compreender seus sonhos e perspectivas de futuro.

Logo, se para uma equipe um curso de extensão em sua área de atuação pode ser uma ótima escolha, para outra pode ser uma péssima opção — variando de acordo com o interesse dos funcionários.

No entanto, existem algumas recompensas que são comuns e que, na maioria das vezes, atendem perfeitamente aos interesses dos profissionais. Vejamos as principais!

Viagens de incentivo

Seja para o campo ou para a praia, boas viagens sempre atiçam os funcionários na busca por resultados. Também conhecida como turismo de incentivo, essa premiação pode ser dada para apenas um colaborador principal (geralmente com acompanhante) ou para toda a equipe, o que varia de acordo com a condição financeira da instituição.

Cartões de premiação

Uma opção bastante flexível é o uso de cartões de premiação. Eles podem ser usados das mais diversas formas pelo premiado, como em compras no exterior, na internet ou mesmo para a recarga de um celular. Além da comodidade, também é mais moderno e seguro do que usar premiações em dinheiro para a equipe, representando uma ótima opção!

Outras recompensas inovadoras

Além das que já foram citadas, outras recompensas podem ser usadas na campanha de incentivo, tais como: vaga exclusiva na garagem da empresa, dia de folga remunerado ou mesmo um almoço com acompanhante.

Monitore os resultados e informe o time

Além de tudo, é importante estar sempre presente para cobrar a equipe e monitorar os resultados que já foram alcançados — isso vai ajudar a manter o entusiasmo do time de trabalho. Invista na comunicação interna e em feedbacks constantes, deixando todos os funcionários informados sobre o assunto.

Agora que já sabe como fazer uma campanha de incentivo, ajude-nos a multiplicar esse conhecimento. Compartilhe nosso post em suas redes sociais.

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