Qual a importância do plano de carreira para os funcionários?

Não é fácil estabelecer todos os objetivos que temos na vida, mas existe uma importância em definir desde o começo de sua trajetória, se possível, um plano de carreira. Nele devem constar os seus objetivos e ambições, a fim de demarcar bem as necessidades do profissional e seus pontos de crescimento.

Já para as organizações, ele pode ser importante para reter os funcionários mais talentosos, uma vez que sentem que a empresa traça um compromisso de longo prazo com eles. Além disso, a prática do plano de carreira pode ocasionar grande redução de custos com consultoria de seleção; no investimento em treinamentos dos novos funcionários; diminuir o risco de contratações erradas e manter o crescimento da empresa de forma saudável.

Que tal entender mais sobre a importância do plano de carreira para os funcionários?

Veja os benefícios diretos para seus colaboradores

O plano de carreira pode ser um aliado para o funcionário que deseja superar obstáculos no trabalho. Os colaboradores se sentirão mais motivados e a empresa será mais atrativa para os talentos do mercado.

Para os profissionais, o planejamento de carreira vai trazer maior segurança, pois vão sentir o interesse da empresa pelo que eles fazem. Além disso, a motivação fará com que busque mais capacitação em sua função, aprimorando questões técnicas e comportamentais.

Um plano de carreira estruturado deve levar em consideração vários fatores. Além da técnica, deve-se pensar no projeto de vida do indivíduo, seu perfil pessoal e profissional e seu desenvolvimento e esforço em aprimorar-se.

Observe como traçar um plano de carreira

Entendendo a importância e benefícios de um plano, vamos ajudar a traçá-lo acompanhando pontos importantes:

Visão de futuro

Qual visão de futuro do funcionário? Ele tem alguma? Como ele se vê em 5 ou em 10 anos? Ou em um futuro ainda mais próximo? Quais cargos ele almeja assumir?

Estar ciente dessas respostas ajuda a orientar e conduzir os profissionais aos objetivos que eles desejam. Essa á função de um líder.

Balanço de prós e contras

Estando ciente dos objetivos dos funcionários, chega a hora de indicar os pontos positivos e os negativos. O que o ajudará a atingir seu sonho? E o que está impedindo que ele chegue lá?

Reconhecendo esses pontos positivos, aproveite para estimulá-los. Demonstre a importância dessas habilidades, não só para ele mesmo, mas também para a empresa. São os feedbacks que darão ao profissional uma visão mais ampla e precisa do que ele deve aprimorar e o que precisa ser cortado.

Estabelecimento de metas

As metas são um passo relevante para promover melhorias dentro de uma corporação. Elas vão ajudar os funcionários a reavaliarem seus objetivos frequentemente. Mas é preciso que elas sejam realistas e possíveis de alcançar. Do contrário, os funcionários ficarão desmotivados e dificilmente atingirão objetivo algum.

Diante das muitas oportunidades oferecidas pela vida profissional, um plano de carreira não pode ser algo engessado. Leve sempre em consideração as oportunidades de crescimento de forma coerente e realista. Assim, verá possibilidades incríveis no que realmente deseja.

Gostou dessa postagem? Assine a nossa newsletter para receber outras dicas!

Comments (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This