Premiação de colaboradores

Premiação de colaboradores: é uma boa política?

O reconhecimento é a principal ferramenta de motivação dentro de uma empresa, gerando aumento significativo nos índices de produtividade e melhoria na qualidade dos serviços. Assim, a adoção de estratégias motivacionais, incluindo a premiação dos colaboradores é fundamental para a empresa e seus funcionários. Entre as práticas adotadas pelas grandes empresas está a prática de premiações dos funcionários quando estes realizam trabalhos de excelência, superando os resultados.

Mas será que vale realmente a pena premiar seus funcionários? Se você atua com uma política interna que prioriza a valorização dos funcionários e almeja o aumento da produtividade e da qualidade dos serviços, a resposta, sem dúvidas, é sim.

A inclusão de premiação de colaboradores na rotina da empresa motiva os funcionários porque mostra que os responsáveis pela instituição estão atentos aos resultados e reconhecem os esforços e a dedicação dos colaboradores.

Por isso, é essencial investir em campanhas de incentivo e bonificações. Confira algumas dicas de premiação de colaboradores:

1. Prêmio de boas vindas

Imagina o quão agradável será receber um novo colaborador com um prêmio, mostrando para ele a importância que ele possui para a empresa. Boas sugestões podem ser premiações simbólicas, como boné ou camiseta com o logo da empresa, canetas e chaveiros personalizados, por exemplo.

2. Premiação por ideias inovadoras

Sabe aquela mudança que a sua empresa precisa, mas você ainda não sabe o que fazer para executá-la? A solução pode estar mais próxima do que você imagina. Ao abrir espaço para receber sugestões dos funcionários, podem surgir ideias de ações bastante eficazes para melhorar o funcionamento da empresa.

Em contrapartida, a empresa pode beneficiar seus colaboradores com prêmios em dinheiro, cartão de premiação, folgas, vale-compras, voucher de premiação, medalhas, cursos ou outras premiações.

3. Premiação por equipe

Além de garantir a interação entre os funcionários, este tipo de premiação de colaboradores aumenta significativamente a produtividade da empresa. Os funcionários são estimulados a desenvolver ações em equipe, visando alcançar as metas estipuladas pela empresa e, consequentemente, conseguem melhorar as atividades.

4. Premiação por superação

Toda empresa possui metas que precisam ser alcançadas, mas nem sempre os funcionários estão dispostos ou motivados o suficiente para realizá-las. Por isso, uma boa prática é a premiação por superação, em que o funcionário é premiado ao superar uma meta.

Além disso, vale também ofertar premiações simbólicas para os demais funcionários que realizaram grandes esforços, mas não atingiram as metas estabelecidas.

5. Prêmio para o funcionário do mês

Escolher o funcionário do mês é uma forma de motivar toda a equipe, já que o colaborador destaque é eleito pelos próprios colegas de trabalho, que o avaliam de acordo com alguns critérios como pontualidade, periodicidade, cumprimento de metas, entre outros estabelecidos pela empresa.

6. Prêmio pela atitude

Toda empresa deseja ter funcionários exemplares, certo? Por isso, pode adotar o prêmio atitude para valorizar um comportamento dos funcionários, atitudes que sirvam de exemplo para os demais funcionários, como a solidariedade com os demais colegas de trabalho, por exemplo.

7. Prêmio por tempo de serviço

Valorizar o tempo que seu funcionário dedica à empresa é primordial, visto que é extremamente válido demonstrar para o funcionário que a empresa reconhece seu trabalho e está satisfeita com a sua dedicação, seja por meio de homenagens ou premiações.

E aí? Sua empresa reconhece os esforços da equipe? Que tal repensar o método de premiação de colaboradores na sua empresa e garantir a motivação e a produtividade dos colaboradores?

Compartilhe sua experiência aqui nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This