Premiação corporativa

Premiação Corporativa: entenda por que você tem que investir nisso!

Cada vez mais usada no ambiente empresarial para motivar colaboradores, a premiação corporativa tem se tornado fundamental para estimular os funcionários a baterem suas metas. Essa premiação ajuda a fortalecer a marca da empresa e a reter talentos, pois eles se sentem motivados a permanecer no time a fim de atingirem o alto desempenho para conquistar sua premiação.

Esse sistema de gestão de pessoas é muito eficiente e consegue atender todas as áreas da empresa por meio de metas, promovendo o aumento da produtividade e das vendas e aumentando o controle da qualidade, melhora no clima organizacional, diminuição de turnover, etc.

Abaixo, você encontrará exemplos de premiação corporativa e quais benefícios esse tipo de ação traz para sua empresa. Confira!

Dia de folga

O dia de folga é muito usado nas empresas pelo seu bom resultado para a motivação de pessoas e por não significar diretamente em gasto financeiro. Você pode usar o dia de folga para premiar funcionários em seus aniversários, por tempo de empresa, por indicar profissionais para trabalharem na organização, para reconhecer o funcionário do mês ou um destaque de treinamento, entre outros motivos.

Esse tipo de premiação não é muito indicado para aqueles funcionários que têm flexibilidade de horário, vendedores que trabalham com comissão ou aqueles colaboradores que atuam em sistema de home office”, por exemplo. Nesses casos, você deve optar por outros tipos de premiação corporativa para ter melhores resultados.

Bonificação em dinheiro

A bonificação em dinheiro é uma forma de premiação muito utilizada nas empresas devido à sua eficiência na motivação dos colaboradores. É uma maneira muito segura de oferecer ao funcionário o reconhecimento que ele busca e permite que o próprio colaborador estabeleça qual será o investimento mais adequado.

Contudo, para a motivação de forma geral, aumento de desempenho e cumprimento de metas, essa forma de premiação corporativa é muito bem-vista pelos colaboradores. Afinal, quem não gosta de um dinheiro extra?

Bens materiais

Você pode oferecer essa premiação em sua empresa por meio de sorteios para os melhores funcionários de cada setor ou por uma meta estabelecida pelo gestor. Conforme dito acima, essa premiação agrega um valor muito grande para a empresa, pois, além da lembrança que o funcionário terá toda vez em que vir bem conquistado, o próprio colaborador faz o marketing boca a boca para os amigos e demais companheiros de trabalho.

Conheça bem sua equipe na hora de definir qual será a premiação, pois o valor atribuído será diferente conforme o perfil de cada membro do time e a hierarquia de cada envolvido. Por exemplo, sortear uma TV de 20 polegadas para os colaboradores da alta gestão pode não ser tão interessante quanto oferecer essa premiação para os funcionários de cargos operacionais.

Vouchers de premiação

Esse tipo de premiação é muito eficiente e traz excelentes resultados para empresa. É uma forma rápida e dinâmica, que proporciona a competitividade entre os colaboradores de forma saudável. Os vouchers permitem que a empresa escolha o valor com que vai premiar seus colaboradores e em qual tipo de serviço será.

A organização também pode trabalhar em parceria com empresas especializadas nesse tipo de serviço. Elas buscarão auxiliar a empresa com dicas de premiação para conquistar uma equipe de alto desempenho.

É fundamental que as regras de premiação sejam definidas e divulgadas para toda a equipe, visando anular possíveis conflitos com aqueles funcionários que possam se sentir prejudicados por regras ambíguas.

As premiações corporativas proporcionam uma maior motivação dos colaboradores por terem seu bom desempenho reconhecido pelos gestores e serem recompensados por isso, trazendo dessa forma um clima organizacional agradável e propenso à retenção de talentos e desenvolvimento de pessoas.

Pronto para começar a adotar a premiação corporativa em sua gestão de pessoas? Assine também nossa newsletter para ficar por dentro das nossas dicas e manter sua equipe motivada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This