por-que-realizar-premiacoes-corporativas.jpeg

Por que realizar premiações corporativas?

Com a competitividade no mercado, a preocupação com as altas taxas de turnover e a necessidade de atrair, desenvolver e reter talentos, muitas empresas têm adotado práticas para encorajar sua equipe e demonstrar a apreciação por trabalhos bem realizados, como, por exemplo, as premiações corporativas.

É cada dia mais nítido que a melhor maneira de conquistar uma equipe de alta performance, mais produtiva e engajada é adotando formas de incentivo e recompensas por seus resultados.

Pensando nisso, hoje vamos explicar melhor o que são as premiações corporativas, como são utilizadas para reconhecer contribuições e conquistas dos funcionários e quais são os tipos mais usados.

O que são premiações corporativas?

Com o objetivo de ampliar o desempenho da organização como um todo, as premiações corporativas têm sido amplamente utilizadas para recompensar os funcionários que se destacam de alguma forma em suas funções.

O principal intuito da premiação é expressar para os colaboradores que a empresa reconhece e valoriza seu trabalho.

Com essa prática, muitas empresas têm percebido que o prêmio contribui para mudanças no comportamento e no comprometimento dos colaboradores, que tendem a ser mais produtivos, mais motivados e apresentar melhores resultados. A premiação também promove o desenvolvimento de novas aptidões e contribui para a retenção de talentos.

Tipos de premiações

Vale ressaltar que a premiação também pode produzir uma ligação emocional, que será sempre lembrada pelo colaborador premiado. Para isso, é importante conhecer os membros da equipe para que o bônus atinja o gosto e o perfil de quem o recebe. Conheça algumas opções:

Bônus em dinheiro

Este é um tipo já bastante utilizado, que vem em forma de aumento de salário ou um valor extra apenas na ocasião da premiação por desempenho.

Vouchers

Essa opção reduz a probabilidade de a empresa errar na escolha do prêmio. Caso seja difícil chegar a um consenso sobre o melhor presente, o voucher tem a vantagem de permitir que o premiado escolha como e quando resgatar seu crédito. Ele pode ser referente, por exemplo, a uma viagem, um produto ou uma experiência.

Cartões-presente

Esse tem sido considerado um dos melhores tipos de premiação, especialmente pela sua praticidade e possibilidade de personalização. O cartão pode ser utilizado de forma física ou online e em diferentes campanhas da empresa, já que é possível optar por créditos cumulativos.

Viagens

Presentear com uma viagem traz benefícios tanto para o colaborador quanto para a empresa, pois a imersão em uma nova cultura pode reduzir o estresse e inspirar ideias criativas.

Benefícios no trabalho

Um tipo de premiação que motiva os colaboradores e que tem pouco custo para a empresa é oferecer benefícios como flexibilidade no horário de serviço ou um dia de folga.

Práticas recomendadas

É imprescindível que haja planejamento da premiação e que tudo seja transmitido de maneira clara a todos os participantes. Veja como evitar desgaste e desentendimentos acerca do processo:

Explicar por que alguém foi premiado

É necessário que os critérios de premiação sejam esclarecidos previamente para que um colaborador não premiado não se sinta excluído ou prejudicado.

Premiar no momento certo

Um calendário para o processo de avaliação deve ser estabelecido, para que o responsável por eleger o premiado tenha tempo para receber as indicações, analisá-las e apresentar a decisão final.

Para que a campanha seja eficaz, o reconhecimento dos méritos deve ser imediato ou planejado para épocas específicas.

E, então, o que acha da ideia de adotar a prática de premiações corporativas em sua empresa? Compartilhe sua opinião sobre o assunto no espaço para comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This