Marketing de incentivos

O que é o marketing de incentivo?

Em um mercado cada vez mais competitivo e em busca dos melhores profissionais, as empresas precisam investir constantemente em ferramentas de retenção de talentos para conseguir sobreviver e se destacar diante de seus concorrentes.

O Marketing de Incentivo é muito utilizado pelas organizações devido à sua eficiência na motivação dos colaboradores e por ser uma ferramenta que não gera muito gasto para a empresa — isso porque a melhoria dos resultados motivados pelo marketing de incentivo o torna “autopagável”.

Quer entender melhor o assunto? Continue a leitura para saber o que é e como funciona o Marketing de Incentivo.

Qual a importância do marketing de incentivo?

O marketing de incentivo surge como uma ferramenta usada pelas empresas para motivar seus profissionais a alcançarem bons resultados, reconhecer o trabalho desenvolvido e recompensar as metas batidas.

É mais utilizado pelos gestores do setor de vendas para incentivar o seu time a aumentar o número de negócios feitos e as receitas, gerando vários outros benefícios para a empresa, como a diminuição de custos, redução de estoques, divulgação de novos produtos, fortalecimento da marca e fidelização de clientes.

Como fazer marketing de incentivo?

Para garantir a eficiência dessa ferramenta, é fundamental que a empresa tenha alguns cuidados em todo o seu processo, desde a criação até a finalização da campanha. Todas as etapas são importantes para engajar a equipe e passar credibilidade.

Confira abaixo nossas dicas!

Diagnóstico

Essa etapa implica no levantamento dos motivos para ser implantado o marketing de incentivo e adequação da ação ao público-alvo. O diagnóstico colabora para a formação do briefing e mapeamento das necessidades da organização.

É interessante que a organização contrate uma empresa especializada em premiação corporativa para alavancar os resultados e realizar um levantamento mais criterioso das premiações que são mais valorizadas pelos colaboradores.

Planejamento

O planejamento consiste na definição das etapas e das características da ação, como a definição do regulamento, da premiação, das metas, dos objetivos, pessoas envolvidas, formas de avaliação, veículos de comunicação e o cronograma para o desenvolvimento do Marketing de Incentivo.

É muito importante que o planejamento seja realizado de forma que possibilite o alcance das metas e que todos tenham chances iguais de premiação, criando um senso de justiça e seriedade.

Lançamento

Essa etapa é direcionada ao engajamento da equipe e explicação da campanha em questão. Aproveite esse momento para demonstrar a confiança na capacidade de todos para obter bons resultados, envolvendo os colaboradores e criando um clima de competição saudável na empresa.

Sustentação

Em campanhas de duração mais longa, essa etapa se faz imprescindível para sua continuidade e alcance de bons resultados. É nesse momento que é dado um feedback para os colaboradores com a intenção de continuar estimulando a equipe e analisar o desenvolvimento individual, orientando os funcionários na direção correta.

Relatório final

O gestor deve desenvolver um relatório ao fim da campanha do Marketing de Incentivo para documentar sua análise da ação, os objetivos alcançados, os funcionários que se destacaram, o custo final, o que pode ser melhorado no futuro e se os resultados esperados foram alcançados.

Por fim, não deixe de divulgar o resultado para sua equipe, reconhecendo o esforço de todos e premiando os mais engajados diante de toda a equipe. Isso cria uma sensação de reconhecimento maior em cada colaborador e os motiva para outros projetos.

O que você achou do Marketing de Incentivo? Muito interessante, não é mesmo? Então compartilhe esse post em suas redes sociais para espalhar o conhecimento entre seus seguidores!

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