O que é e-NPS e qual a importância para sua empresa?

Entender o que é e-NPS é indispensável para os gestores, afinal, esse é um dos mais importantes indicadores para a gestão de pessoas. Com ele, é possível mensurar o grau de satisfação e lealdade dos funcionários, avaliando se estão felizes e se ‘’vestem’’ a camisa da empresa.

Pensando nisso, criamos um guia especialmente para você! Hoje, vai entender com clareza o que é e-NPS, como aplicá-lo e qual sua importância. Continue lendo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

E-NPS: uma métrica de satisfação e lealdade

Hoje, mais do que nunca, é importante ter indicadores que subsidiem boas escolhas, bem como uma análise holística e assertiva dos recursos humanos. Nesse sentido, um dos indicadores mais significativos é o E-NPS – acrônimo de Employer Net Promoter Score.

As mais bem-sucedidas empresas já utilizam essa métrica. Com ela, é possível medir de forma quantitativa o nível de felicidade dos profissionais com a empresa, também permite a obtenção de feedbacks consistentes para busca pela melhoria contínua.

Diferentes das pesquisas de satisfação tradicionais, o E-NPS é calculado com base em duas principais perguntas. O profissional devem responde-las de forma anônima, evitando assim que ele se sinta constrangido ou coagido a dar feedbacks positivos.

O E-NPS executado dentro da empresa

A pesquisa pode ser feita de diversas formas, como em uma folha impressa ou um software específico para coleta de indicadores. Deve-se instruir os profissionais que respondam as perguntas com notas de 0 a 10, sendo 0 o menor e pior valor atribuível.

Veja as perguntas:

  1. o quanto indicaria nossa empresa como um bom lugar para trabalhar para um amigo?

  2. o quanto recomendaria seu superior imediato como um bom líder?

Com base nas repostas obtidas é possível classificar os profissionais em: detratores (notas de 0 a 6), neutros (notas de 7 a 8) e promotores (notas de 9 a 10). Os promotores são os mais felizes, que realmente gostam da empresa e a indicariam como um ótimo lugar.

Para identificar o percentual final de E-NPS é muito simples, basta subtrair o total funcionários detratores do total de funcionários promotores: (% promotores – % detratores). O percentual ideal pode variar de acordo com cada empresa e sua equipe de trabalho.

Principais vantagens do uso do E-NPS

Existem diversos benefícios em usar a ferramenta na empresa. O mais evidente é sua simplicidade em relação às pesquisas tradicionais. É comum que se perca muito tempo formulando questionários e calculando os resultados, no caso de pesquisas tradicionais.

Também é importante destacar que ao ter um indicador mais ‘’palpável’’ é possível implementar medidas mais eficazes, que resultem na melhoria do clima organizacional e na própria produtividade dos colaboradores. Assim, ótimos resultados serão alcançados.

Tenha sempre em mente que ‘’gente’’ é o maior diferencial da empresa, por isso é crucial manter todos satisfeitos e motivados na busca pelos resultados. Nesse processo, é possível apostar em cartões de incentivo ou outras recompensas inovadores.

Gostou do conteúdo? Entende o que é E-NPS e como aplicá-lo em sua empresa? Aproveite para curtir nossa página no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This