Saiba como motivar colaboradores com metas!

A motivação é o combustível da produtividade. É por ela que os colaboradores se empenham diariamente em dar o seu melhor para que a corporação alcance o sucesso. Contudo, mantê-la em nível elevado ou estável não é uma tarefa tão simples, tendo em vista que sempre há aqueles dias em que nosso entusiasmo está mais baixo. Aos líderes e chefes de recursos humanos, porém, cabe a tarefa de contornar esses “vales” e adotar estratégias para saber exatamente como motivar colaboradores.

Há várias maneiras de engajar os trabalhadores nos objetivos da empresa, mas uma excelente forma de fazer isso é por meio das metas! Isso mesmo. Além de definir o desempenho esperado dos profissionais, as metas podem funcionar como importante estímulo ao desenvolvimento da proatividade e dedicação no trabalho. Isso porque, muito além de um mapa que indica aonde a empresa quer chegar, as metas são um parâmetro do que é possível fazer com esforço, técnica e trabalho em equipe.

Para estabelecer metas motivadoras, é preciso que o gestor leve em consideração alguns (importantes) detalhes. Quer saber quais são? Então continue a leitura!

Recursos disponíveis

O primeiro passo para o estabelecimento de objetivos que vão motivar seus colaboradores é cuidar para que eles sejam factíveis, ou seja, alcançáveis. Para isso, é preciso que a empresa leve em consideração os recursos de que dispõe para a realização dos trabalhos, como: número de colaboradores, insumos, tecnologia disponível, etc.

Evitando o amadorismo na fixação das metas e aliando ousadia à sensatez, a organização atingirá resultados concretos, reforçando a motivação da equipe.

Tempo hábil

Outro fator indispensável na hora de estabelecer metas é o tempo. O caminho traçado pela organização deve levar em conta o tempo que o grupo terá para percorrê-lo.

Tentar fazer os trabalhadores correrem contra o relógio pode acarretar em perda de qualidade e elevação do estresse no trabalho. Logo, o melhor a fazer é respeitar o tempo disponível, e utilizá-lo com sabedoria para que ele conduza todos à eficiência.

Média de desempenho anterior

Outra dica importante na hora de definir suas metas é levar em conta a média de desempenho da equipe. Não adianta estabelecer parâmetros de performance desconectados dos dados e das possibilidades da equipe.

É claro que a empresa não deve se limitar às condutas adotadas no passado, mas se a sua equipe já vem dando o melhor de si e obtendo bons resultados, o melhor a fazer é estabelecer metas gradativas, pois, metas muito elevadas, inatingíveis, terminam por frustrar os colaboradores, causando a sensação de desânimo e incapacidade.

Contrapartida

A remuneração é a contraprestação do trabalho, isso todos sabem. Porém, se for possível para a empresa incrementar a motivação dos trabalhadores por meio da concessão de alguns benefícios, comissões, promoções, etc., será uma boa estratégia para incentivar a dinamicidade e proatividade da equipe.

Unir o desafio às metas, com uma recompensa desejada pelos funcionários, será uma excelente forma de motivá-los a superar seus limites para alcançar a vitória.

Viu só como motivar colaboradores com metas? Basta associar uma dose de audácia com outra de ponderação. As metas não podem ser inexpressivas a ponto de não motivar, mas também não devem ser tão altas a ponto de frustrar a equipe. Aqui, é bem oportuna a reflexão: mirar os objetivos na lua é só um pretexto para deleitar-se quando estiver entre as estrelas.

Gostou do artigo? Sabe mais alguma forma de como motivar colaboradores com metas? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This