Motivação empresarial: saiba como usar vouchers de premiação!

No mundo da administração de negócios e gerência de equipes, a motivação empresarial é um fator cada vez mais relevante. Se você, como gestor, sente que que sua equipe não está cumprindo suas metas, já deve ter notado sinais de que seus funcionários estão desmotivados.

Mesmo que você se esforce para dar à sua equipe o devido reconhecimento, a motivação chamada de “empresarial” é algo mais estrutural e sólido, com recompensas palpáveis para os funcionários. E uma prática crescente nesse meio é o uso de vouchers de premiação.

Essa prática já é adotada por diversos negócios, e os resultados costumam ser bem positivos — sobretudo para empresas que buscam destaque e produtividade no mercado. Pensando nisso, preparamos um material para auxiliá-lo a usar vouchers de premiação na sua empresa. Acompanhe!

A importância de manter sua equipe motivada

Estima-se que, em média, um funcionário bem motivado seja 20% mais produtivo do que um não motivado. Isso quer dizer que, com suas 8 horas de trabalho diárias, ele renderá aproximadamente 1 hora e meia a mais.

Ao longo de uma semana (5 dias úteis), o tempo acumulado equivale a um dia a mais de trabalho. Por isso, a motivação empresarial não pode ser vista como um gasto, mas sim como um investimento.

Essa motivação pode vir de várias formas, desde um feedback positivo até um bônus no pagamento. São várias as possibilidades para motivar sua equipe. O valor real da recompensa não é o mais importante, mas sim a satisfação do colaborador. Por exemplo, um bônus em dinheiro pode ser menos gratificante do que uma viagem de fim de semana com as despesas pagas.

Tudo depende de conhecer bem quais são as necessidades e o perfil dos funcionários. A partir daí, a empresa pode moldar quais seriam as melhores recompensas para cada setor, de modo a agradar qualitativamente cada equipe.

Muitas vezes, essa oportunidade pode sair mais barata e mais efetiva do que simplesmente oferecer uma premiação em dinheiro.

Os elogios são bons, mas nem sempre o suficiente

Como já foi mencionado, a motivação empresarial pode vir em forma simbólica, com uma menção honrosa, um aplauso ou um esquema de feedback interno. Porém, essas formas mais subjetivas de recompensa não são eficientes o tempo todo.

Em algum momento, será necessário converter esses elogios em algo sólido, do qual o colaborador possa tirar proveito imediato. É o caso de um aumento, promoção, brinde ou algo do tipo.

Diferentemente das recompensas simbólicas, aqui o valor real da recompensa deve ser considerado — levando em conta o modelo do voucher e seu valor efetivo. Não é necessário oferecer esse tipo de benefício a todo funcionário sempre.

Apenas os melhores ou àqueles que atinjam metas específicas devem ser recompensando, método que incentiva o restante da equipe a alcançar níveis de performance superiores.

Essa prática é excelente e os resultados dela são extremamente palpáveis para a equipe de gestão. Uma boa dica para oferecer a distribuição dos vouchers é utilizar uma política interna de produtividade.

Por exemplo, se a empresa tem uma equipe de vendas, os 3 profissionais que fecharem mais contratos em um período podem receber essa espécie de bônus. O mesmo ainda serve para qualquer negócio.

O método dos vouchers de premiação para motivação empresarial

Um voucher funciona como um cartão pré-pago que pode ser gasto em um serviço específico. Por exemplo, o funcionário pode receber um voucher de compras online, usando o crédito recebido ao invés de seu próprio dinheiro para fazer a compra.

Aqui, em vez de oferecer uma recompensa mais genérica, a empresa e o colaborador já sabem de antemão como esse dinheiro será gasto. No fim das contas, a motivação empresarial não é o dinheiro, mas sim um produto ou uma viagem.

Adicionalmente, é importante destacar que os vouchers podem ser planejados conforme a metodologia da empresa, que opta pela espécie de benefício e os valores que serão investidos. Os cartões também acompanham os padrões do comércio nacional e internacional, permitindo que o colaborador que receber o prêmio não tenha problemas com o uso do benefício.

As vantagens de um voucher no lugar de outras recompensas

Para a empresa, o voucher apresenta uma vantagem singular: desconto pelo atacado. O valor fornecido ao funcionário não é o mesmo pago pela empresa para emitir e carregar o cartão, já que esta faz a compra por atacado.

Isso torna a motivação empresarial muito mais plausível do ponto de vista financeiro, já que é possível oferecer mais benefícios para um bom funcionário sem comprometer o orçamento do período.

Outro fator presente é o psicológico. Realizar a viagem dos sonhos é muito mais motivador do que receber uma determinada quantia em dinheiro com a qual não se sabe o que fazer.

Ela provavelmente seria deixada em uma poupança ou gasta em coisas de valor muito pequeno. Identificando os desejos da sua equipe, é possível oferecer recompensas melhores e mais motivadoras.

Além de tudo, essa modalidade de marketing interno de incentivo é uma política nova no Brasil. Empresas que aderem essas soluções acabam por elevar o índice de resultados no mercado e evitam que a equipe se sinta desmotivada. Veja os principais benefícios que podem ser apresentados com o uso dos vouchers corporativos:

  • motivação interna – encoraja os colaboradores ao alcance de objetivos e metas estabelecidas pela equipe de gestão.

  • destaque no mercado – faz com que os profissionais reconheçam a empresa no mercado, elevando os índices de retenção de talentos e reduzindo custos com contratação.

  • domínio do trabalho com alta demandas – muitas empresas possuem picos de operação, e esse fator pode significar custos extras com mão de obra. Com os vouchers corporativos, é possível investir em reconhecimento para a equipe atual e garantir que toda a demanda será cumprida.

A busca por um parceiro de excelência

Sabemos que para oferecer confiança e motivação para sua equipe é preciso que os gestores trabalhem com uma boa dose de empenho. Dessa forma, o importante aqui é buscar um parceiro que possa oferecer cartões customizáveis e com todas as metodologias que devem ser utilizadas no marketing corporativo da sua empresa.

Além disso, é necessário contar com uma plataforma que ofereça a possibilidade de acesso, tanto para a empresa quanto para os funcionários que recebem os prêmios. Esse tipo de diferencial é extremamente importante quando você pensar em consolidar as novas políticas do seu negócio.

Mas e você, leitor? Gostou da ideia de usar vouchers para promover motivação empresarial? Quer receber mais dicas para manter sua equipe a todo vapor? Então assine nossa newsletter para receber todos os conteúdos novos e em primeira mão.

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