Marketing de incentivo: como a tecnologia te ajuda a gerenciar?

O marketing de incentivo é uma dessas práticas inovadoras que vêm sendo disseminadas dentro das organizações. Tendo como principal foco a motivação de colaboradores e a sua consequente evolução, utiliza diferentes recursos para alcançá-lo. 

Um dos principais elementos de apoio para uma campanha de incentivo efetiva é a tecnologia. Com ela, fica mais fácil planejar e executar ações, assim como transmiti-las de maneira dinâmica às equipes no geral.

Veja de que forma a tecnologia ajuda a gerenciar esse tipo de prática nas empresas!

Plataformas de marketing de incentivo 

Visto que cada campanha necessita ser estruturada de acordo com as características da empresa, uma plataforma de campanhas de incentivo se torna uma excelente alternativa. 

Além de ser um recurso em expansão, cada vez mais preparado para as necessidades das empresas, possui ferramentas direcionadas e flexíveis ao mesmo tempo.

Direcionadas à medida que atendem aos principais critérios de uma campanha de incentivo: computação de resultados, geração de recompensas e de relatórios. E flexíveis pois se adaptam às necessidades da campanha, não demandando, por exemplo, o auxílio de outros instrumentos. 

A experiência da equipe com as campanhas

Quando pensamos em marketing de incentivo, temos que imaginar maneiras de oferecer ao participante uma experiência transformadora que, de fato, o deixe estimulado para alcançar as metas definidas.

Portanto, de que forma a tecnologia consegue engajar os colaboradores de uma empresa em sua campanha de incentivo? Conheça alguns aspectos que trazem benefícios a essa experiência:

  • Visualização de metas e recompensas;
  • Autonomia para os beneficiários;
  • Layout personalizado e dinâmico;
  • Funções bem definidas.

Gerenciamento de prêmios e recompensas

Diante do viés inovador que o uso da tecnologia carrega, é importante também escolher prêmios e benefícios que dialoguem com essa característica, saindo do tradicional e potencializando ainda mais esse espírito inovador na equipe. 

Existem cartões de premiação, por exemplo, que permitem que o colaborador realize compras online, por meio de qualquer dispositivo que ele disponha para acessá-lo. Além de facilitar a vida de quem vai receber a premiação, poupa tempo e recursos. 

Aplicativo corporativo

A tecnologia móvel, logicamente, tem como um de seus principais benefícios a mobilidade. No entanto, suas vantagens não param por aí.

Junto com a mobilidade, a empresa ganha, também, novas possibilidades de interação, fortalecimento da identidade da empresa e da equipe em si, capital intelectual, mapeamento completo e individualizado do desempenho de cada membro da equipe, etc. 

Aliar um aplicativo personalizado ao uso da plataforma online para sua campanha, aumentará as chances de adesão de colaboradores, tornando a estratégia mais impactante e duradoura. 

Destaque para a gestão 

É importante ressaltar que não basta o uso da tecnologia, um bom plano de incentivo depende de uma ótima liderança e de um planejamento prévio que inclua a definição de metas, recompensas, impacto da campanha na produtividade, etc.

Outro aspecto importante, também, é envolver os participantes na campanha desde os primeiros momentos, valorizando a opinião daqueles que serão os principais envolvidos na estratégia. 

Gostou desse material? Se você quer saber mais sobre campanhas de marketing de incentivo e conhecer possibilidades inovadoras de premiação, leia o artigo 5 opções de prêmios para planos de incentivo corporativo!

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