Entenda a importância dos cartões de benefícios

No cenário atual, as organizações cada vez mais investem no capital humano. O grande desafio é atrair os melhores talentos e retê-los, por isso não basta somente oferecer uma boa remuneração, mas também um pacote de vantagens diferenciado, que geralmente inclui cartões de benefícios, planos de saúde e programas de remuneração variável.

Nesse contexto, benefícios fazem toda a diferença, visto que são atrelados à satisfação e o engajamento dos funcionários. Por isso, neste artigo falaremos sobre os cartões de benefícios.

O que são

Cartões de benefícios são aqueles utilizados como forma de premiação e incentivos, e os colaboradores podem usar em supermercados, lanchonetes, lojas e vários outros estabelecimentos.

São uma ótima opção que companhias podem adotar e motivar a todos, de forma simples e prática.

Quais as vantagens

  • Praticidade para o setor de RH na hora de administrar os benefícios concedidos;
  • os valores oferecidos não sofrem nenhuma incidência de encargos sociais como INSS e FGTS;
  • redução do turnover;
  • atrativo na hora da seleção de pessoal;
  • melhoria na qualidade de vida e consequentemente no ambiente de trabalho;
  • benefícios e premiações não são considerados como salário e, então, diminuem os riscos trabalhistas.

Tipos de cartões de benefícios

Os setores mais comuns são lazer, comida, educação e turismo, entretanto, as empresas podem ir muito além e garantir vantagens. Descubra quais são os diferentes tipos!

Cartão Alimentação e Refeição

A prática mais comum é disponibilizar um valor fixo mensal e o saldo é atualizado com os débitos de cada utilização. Além disso, é permitido fazer consultas online e ter acesso ao saldo e ao extrato. A melhor característica dele é a liberdade de escolha que ele permite ao funcionário, pois ele pode decidir em qual local comer ou realizar suas compras, respeitando as preferências individuais.

O cartão alimentação é utilizado pelo empregado para realizar compras de produtos geralmente encontrados nas cestas básicas. São usados em supermercados, açougues, mercearias e similares. Já o refeição, a pessoa utiliza com a finalidade de pagar suas refeições do dia a dia em restaurantes e lanchonetes.

Cartão Farmácia

Pode ser usado nas farmácias conveniadas. É estabelecido um valor para a compra de medicamentos.

Ao aderir, a empresa mostra que valoriza a saúde física e mental de todos. Com certeza, permite a melhoria do bem-estar do funcionário e ajuda a reduzir o absenteísmo.

Cartão ou Vale Cultura

Oferece acesso a eventos, cinemas, programações culturais e até mesmo a compra de livros. Promove diversão e conhecimento, proporcionando o enriquecimento cultural e a inclusão social dos colaboradores.

Cartão Presente

Uma ótima alternativa de incentivo, motivação ou premiação de pessoas e equipes. É apropriado para eventos, aniversários ou campanhas pontuais.

O indivíduo resgata produtos utilizando o valor do crédito em uma determinada loja previamente selecionada pela companhia. Lojas de departamentos são as mais escolhidas, normalmente.

Esses cartões são os mais comuns oferecidos no mercado de trabalho, entretanto ainda há uma enorme variedade, como: combustível, viagens, educação, dentre outros. Conforme explicado, os cartões de benefícios representam economia para a organização e fornecem a liberdade de escolha dos colaboradores, deixando-os motivados e satisfeitos.

Gostou do artigo? Então assine agora nossa newsletter e tenha acesso a muito mais conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This