Dinheiro eletrônico: o que é e quais são seus benefícios?

Se você ainda não ouviu falar sobre dinheiro eletrônico, prepare-se. Ele já é realidade há muito tempo e, com uma tendência cada vez maior, o tema ganha ainda mais relevância.

O dinheiro eletrônico não é apenas mais um termo para algo que já existe, é algo que veio para ficar devido a uma série de vantagens e benefícios que traz aos usuários na hora de pagar suas contas.

Ficou curioso? Descubra agora o que é dinheiro eletrônico e quais são os seus benefícios!

O que é dinheiro eletrônico?

São valores em forma de crédito virtual. Ou seja: você faz compras e paga as contas sem precisar do dinheiro em mãos. O valor é debitado de um conta bancária ou outro tipo de crédito, de forma automática e totalmente online.

Resumindo, o dinheiro eletrônico é todo saldo que tiver disponível para uso por meio de cartões pré-pago, cartões de débito, cartões de crédito, cartões presente, cartões de premiações, pontos e milhas ganhos com os cartões de crédito, moedas virtuais (Bitcoins), etc.

Quais são os benefícios do dinheiro eletrônico?

Não precisar mais carregar dinheiro de um lado para o outro traz uma série de benefícios. A maioria deles é usufruído por você no dia a dia, mas nem percebe. Então, listamos alguns dos principais abaixo. 

Dinheiro eletrônico é mais fácil de transportar

Enquanto transportar várias cédulas de papel e moedas geram peso extra desnecessário e maior dificuldade para encontrá-las e organizá-las na hora de realizar um pagamento, o dinheiro eletrônico depende apenas de um cartão com chip. É mais prático, leve e fácil de localizar na bolsa, carteira ou bolso.

Permite pagamentos mais rápidos e seguros

O dinheiro eletrônico evita chamar a atenção com a contagem de dinheiro em público, demonstrando que não está transportando valores em espécie com você. Além disso, os pagamentos ganham agilidade, uma vez que você precisa apenas digitar a sua senha pessoal para realizar as transações financeiras que desejar.

Diminui as chances de ter o dinheiro roubado

Os cartões restringem o acesso ao dinheiro eletrônico, já que precisa da senha para utilizá-los e dificulta bastante as ações criminosas. Devido à dificuldade, o ladrão acaba desistindo da ação. Mesmo que insista, deverá roubar apenas objetos de menor valor ou quantias irrelevantes de dinheiro que por acaso esteja levando com você.

Possibilita o cancelamento em casos de roubo

Mesmo se o criminoso roubar seu cartão e forçá-lo a dizer a senha, você pode entrar em contato com operadora logo em seguida para o bloqueio dele, impedindo rapidamente saques, compras ou algum outro tipo de uso de forma não autorizada. Com dinheiro comum, isso não é possível.

Pode ser utilizado também fora do país

Outra grande vantagem do dinheiro eletrônico é a possibilidade de ser utilizado no exterior. Como as bandeiras Visa e Mastercard são internacionais, muitos cartões podem te proporcionar mais conforto, comodidade e segurança na hora das compras e ajudar você a resolver problemas de falta de dinheiro lá fora.

Entre as opções de dinheiro eletrônico, o cartão pré-pago é um dos mais seguros e eficientes, pois pode ser presenteável com limite de crédito fixo. Para uso pessoal é excelente na função de impor limites aos gastos em viagens ou no dia a dia, por exemplo. Também é uma ótima alternativa para premiar funcionários nas empresas.

E você, como utiliza o dinheiro eletrônico? Conta para a gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This