Conheça 5 tipos de eventos empresariais para motivação

Cada vez mais empresas estão começando a perceber que é preciso melhorar o ambiente de trabalho e oferecer benefícios aos funcionários que envolvem tanto capacitação profissional quanto realização pessoal.

Um funcionário motivado fará melhor uso de seu tempo na empresa, sentirá prazer em realizar o seu trabalho, cumprindo-o da melhor forma possível, aumentará sua produtividade e terá um melhor relacionamento com a equipe, gerando um ambiente de trabalho mais saudável e ameno.

Tudo isso, além de ser, obviamente, satisfatório para o funcionário, traz resultados muito positivos para a empresa. Mas quais eventos empresariais podem ser adotados para motivar os colaboradores e como fazer com que eles abracem esses eventos? Confira!

1. Palestras

As palestras são eventos que contam com um pequeno grupo de especialistas em algumas áreas que se dispõem a discorrer sobre determinado assunto. A empresa pode organizar diálogos que sejam voltados aos interesses de seus colaboradores, como mercado de trabalho, capacitação profissional, direitos do trabalhador etc.

Além de um breve momento para perguntas, as palestras geralmente não são muito inclusivas e dinâmicas. Por isso, para atrair funcionários, seria muito interessante convidar grandes nomes da área de atuação da empresa.

Essa estratégia é válida uma vez que pode fazer com que aqueles funcionários que aspiram crescimento dentro da empresa sintam-se tentados a ouvir vozes com experiência para tentar recriar esses caminhos de sucesso.

2. Cursos

Montar cursos voltados para áreas de atuação da empresa pode ser uma estratégia genial. Eles podem seguir as temáticas abordadas pelas palestras e workshops e fazer com que o funcionário absorva o conteúdo que está sendo lhe passado.

Vale distribuir certificados para os funcionários que participaram dos cursos e que tiveram notas acima da média. Além de oferecer uma oportunidade gratuita de capacitação profissional que acrescentará muito nos currículos, a empresa tem certeza de que o funcionário aprendeu algo que pode ser aplicado em seu trabalho, tornando-o mais produtivo, diversificado e de qualidade.

3. Workshops

Workshops são ótimas alternativas para incentivar funcionários a aprender algo de forma prática e dinâmica. Semelhantes aos cursos, eles têm a duração mais curta e são mais leves, menos intensos.

O objetivo desse tipo de evento é incentivar o participante a aprimorar alguma habilidade que ele já tenha ou introduzir de forma simples e rápida alguma habilidade nova.

Para atrair funcionários a esses workshops, uma solução poderia ser descontar número de horas extras, caso a empresa adote esse sistema, de acordo com a carga horária dos workshops.

Sendo de curta duração, a empresa não perderia a capacidade produtiva do funcionário, uma vez que ele estaria aprendendo algo que pode ser utilizado em seu trabalho de forma mais capacitada e aprimorada.

4. Seminários

Os seminários são eventos que permitem maior flexibilidade de horários e diversificação nos temas abordados. Podendo durar mais de um ou dois dias, eles buscam tratar de assuntos que interessam aos colaboradores da empresa.

Nesses tipos de eventos empresariais é possível estreitar laços com parceiros da empresa e convidar profissionais de diversas áreas pode variar a programação, tornando-o menos cansativo, mais dinâmico e interessante.

Os funcionários se sentirão motivados a conhecer mais sobre segmentos profissionais que eles não tenham contato direto, o que amplia os horizontes pessoais.

5. Confraternizações

Com o tempo, mais empresas estão adotando o famoso happy hour no ambiente de trabalho. É uma forma de unir ainda mais a equipe, fazendo com que pessoas de diferentes segmentos da empresa interajam entre si, e descarregar o peso da rotina corrida e produtiva.

Confraternizações podem não parecer tão importantes, mas aproximam mais os funcionários, criando um ambiente de trabalho mais saudável e descontraído, e são a oportunidade perfeita para mostrar que a empresa valoriza seus funcionários e seu bem-estar. Isso é um grande diferencial em relação a outras empresas e os funcionários, com toda certeza, estarão cientes disso.

Viu como a motivação dos funcionários pode ser estimulada por meio de eventos empresariais? É possível organizar eventos que motivem os colaboradores a trabalhar mais e melhor e que aumentem a confiança na empresa que os emprega.

Se você gostou das dicas deste post, então confira 4 exemplos de campanhas motivacionais para a sua empresa e saiba como motivar ainda mais os funcionários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This