Como motivar uma equipe de vendas? Entenda aqui!

A empreendedora Mary Kay, responsável por lançar uma das marcas mais conceituadas de produtos de beleza, estava certa quando afirmou que “há duas coisas que as pessoas querem mais que sexo e dinheiro — reconhecimento e elogios”.

Essa assertiva também é válida para o mundo corporativo, afinal, esses dois aspectos tornam os indivíduos mais dispostos e confiantes, gerando melhores resultados para o desenvolvimento do negócio.

Pensando nisso, no post de hoje, preparamos um conteúdo especial, mostrando como motivar uma equipe de vendas. Confira as dicas abaixo e garanta um time fortalecido, unido e dedicado em prol da empresa!

Ofereça feedbacks precisos

Sem retornos claros, torna-se difícil que o colaborador saiba qual o caminho certo a seguir. Portanto, é fundamental orientar a equipe, informando quais são os erros e acertos. Mas nada de fornecer feedbacks superficiais, que não ajudem a atingir o potencial máximo da equipe.

Observe e analise o desempenho de cada integrante individualmente e também da equipe como um todo. Depois, em um arquivo, enumere os principais pontos que foram observados.

Lembre-se: nesse contexto, retornos positivos e elogios são sempre bem-vindos diante do grupo, enquanto aspectos negativos e que precisam ser melhorados devem ser abordados em particular.

Proporcione bonificações

O sistema de recompensa e premiação corporativa continua sendo um recurso viável e que surte bons efeitos. Essa alternativa, que também mostra que a empresa reconhece o trabalho e esforço dos colaboradores, deixa a equipe muito mais motivada, aumentando, inclusive, a produtividade.

Vale ressaltar que oferecer incentivos ao grupo, e não à pessoa separadamente, contribui com a manutenção de uma equipe unida. Assim, esse time vestirá verdadeiramente a camisa da empresa e oferecerá serviços e atendimento de qualidade.

De forma geral, a empresa somente tem a ganhar ao investir em comissões, já que a remuneração extra é sinônimo de meta batida e, consequentemente, de mais lucro, além de contar com uma equipe engajada e satisfeita.

Crie um ambiente organizacional harmonioso

O clima organizacional interfere diretamente nos ânimos dos colaboradores e, claro, na produtividade. Um ambiente com uma energia negativa, no qual não há sintonia entre a equipe e o alto escalão da empresa, por exemplo, vai gerar um time desmotivado e com um desempenho abaixo do esperado.

Em contrapartida, empresas que apostam em estratégias a fim de criar um ambiente harmonioso, que contribui com o crescimento pessoal e profissional dos integrantes, obtêm resultados melhores.

Disponibilize as ferramentas necessárias

De nada adianta oferecer um ambiente ideal, mas não proporcionar as ferramentas necessárias para realizar um trabalho efetivo. A tecnologia, nesse contexto, é uma excelente aliada.

Além de otimizar os meios internos como um todo, tornando as tarefas do cotidiano muito mais simples, os aparatos tecnológicos são capazes de ajudar a equipe a lidar mais rapidamente com as atividades inerentes ao processo de vendas.

Reconheça a importância da equipe de vendas

Não basta pensar, mas não falar explicitamente. Então, seja honesto e diga francamente para todo o quadro de efetivos o quanto eles são importantes para o sucesso do negócio. Essa simples ação vai deixá-los mais confiantes e criará um laço entre eles e a gerência, contribuindo até mesmo para a permanência prolongada na empresa.

Não existe uma fórmula mágica ou uma única ação que solucionará de vez a questão. Os gestores e gerentes devem ter em mente que, para inspirar o time, é necessário colocar em prática uma série de ações e, sobretudo, exercer uma boa liderança.

Agora que você já sabe como motivar uma equipe de vendas, que tal conhecer mais detalhes sobre o cartão de premiação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This