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Campanhas de Endomarketing, veja como fazer! Premiação Corporativa | Infiniti Incentive
campanhas de endomarketing

Como fazer campanhas de endomarketing?

Endomarketing é um conceito que vem ganhando popularidade nas empresas que investem no seu capital humano. Entre os benefícios trazidos por essa estratégia, podemos destacar a retenção de talentos e o rápido engajamento de colaboradores.

Buscando multiplicar esse conhecimento, mostraremos como fazer campanhas de endomarketing e trazer esses benefícios para o seu negócio.

O conceito de endomarketing

O termo endomarketing se refere a práticas de marketing voltadas para os colaboradores da empresa, utilizando a mesma lógica adotada com clientes. Embora suas práticas venham da área de Marketing, ele é empregado, principalmente, por setores de RH em parceria com áreas de Comunicação e Marketing. 

Isso ocorre, porque suas ações podem ser inseridas no modelo de gestão de pessoas adotado pela organização. Uma vez que se trata muitas vezes de programas de incentivo, benefícios e políticas de recompensa baseadas na produtividade. 

Outro ponto essencial no endomarketing é a adoção de estratégias desde o momento que o candidato se torna um membro da equipe, por meio de uma integração completa com a cultura organizacional. Algumas empresas utilizam mentores para acompanharem o novo integrante e inseri-lo desde o início em campanhas importantes. 

Estratégias para fazer campanhas de endomarketing

Parte-se do princípio de que as condições de trabalho influenciam diretamente na satisfação de colaboradores, determinando a sua produtividade. Portanto, toda estratégia de endomarketing visará a uma melhora, tanto para o colaborador em si quanto para a empresa.

No livro “Endomarketing inteligente: a empresa pensada de dentro para fora”, o autor Daniel Costa, deixa bem claro que a qualidade do relacionamento que a empresa estabelece com sua equipe reflete diretamente no nível de sucesso no mercado. Mas de que forma esse relacionamento pode ser melhorado? Separamos alguns exemplos de campanhas de endomarketing para que você visualize melhor!

1. Política de recompensas

Uma política de recompensa focada em resultados é um exemplo de estratégia que traz benefícios tanto para o colaborador quanto para a organização. Unindo motivação, reconhecimento e recompensa, por meio de sistemas de premiação, a empresa aumenta a qualidade dos relacionamentos e incentiva seus colaboradores a atingirem metas de maneira progressiva.

2. Endomarketing digital

Muitos negócios estão sendo alavancados pelo marketing digital, porém, muitas vezes, esquece-se de que esse recurso, também pode funcionar internamente, ou seja, com a sua própria equipe. Várias são as maneiras de utilizá-lo, como e-mail marketing para colaboradores, criação de manuais e, até mesmo, e-books sobre práticas da empresa, enquetes, etc. 

3. Desenvolvimento e capacitação

Além da relação de trabalho, a empresa pode estabelecer, também, uma cultura de aprendizado. Por meio de cursos, programações culturais, treinamentos e eventos corporativos, com o intuito de enriquecer intelectual e pessoalmente a sua equipe, conquista-se um maior engajamento das pessoas, bem como um envolvimento com a missão da organização. 

Independentemente da ação proposta, é preciso ter o entendimento de que a base do endomarketing se encontra no reconhecimento do valor do capital humano. Tal valor, dentro dessa lógica, se iguala ao do cliente externo. A partir disso, toda estratégia deverá ter como indicador o efeito dela para os funcionários e o retorno que esse investimento poderá trazer. 

Aprendeu o que são campanhas de endomarketing? Queremos saber o que você achou desse conteúdo. Deixe um comentário no post e compartilhe suas ideias conosco!

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