Clima organizacional: qual a relação com a produtividade?

Para muitos empreendedores, basta passar as ordens para os colaboradores e sair de cena. Magicamente, realizarão todas as tarefas e, ao final do dia, todas as metas serão batidas. Quando isso não acontece, culpam a equipe e, em alguns casos mais extremos, demitem colaboradores sem cerimônia. O resultado? Em algum momento, o feitiço se vira contra o feiticeiro.

O fato é que essa relação unilateral entre os chefes e colaboradores já está ultrapassada. Empresas realmente competitivas incentivam lideranças, trabalham na motivação das equipes e se esforçam ao máximo para garantir um bom clima organizacional. No final das contas, essa é a verdade chave para a produtividade. Ainda dúvida? Então continue acompanhando o post de hoje!

Clima organizacional é produtividade

Vamos então explorar um pouco mais sobre o assunto e entender como o clima afeta diretamente a produtividade.

Em primeiro lugar, temos a questão da rotatividade. Evidentemente, empresas que possuem um clima interno ruim apresentam um turnover muito mais elevado, e isso significa que contratam novos profissionais constantemente. Sem experiência, é evidente que produzirão menos, além de o fato de que os custos com treinamentos e demissionais serão mais elevados.

Além disso, os colaboradores se sentem mais estimulados e motivados a produzir em um ambiente menos pesado, afinal, se sentem mais à vontade com a empresa e vestem a camisa do time com muito mais facilidade. Em outras palavras, você resolve tanto o problema da rotatividade, quanto o da produtividade, apenas com um bom clima.

Ações para a melhoria do clima organizacional

O melhor de tudo é que o gestor não precisa fazer muito para melhorar o clima da sua empresa. Basta que tenha um compromisso com o seu time. Algumas ações simples podem ajudá-lo bastante, vamos conferir cada uma delas?

Aposte na qualidade de vida

Uma boa forma para melhorar o clima da sua empresa é investir na qualidade de vida dos colaboradores. Exercícios físicos regulares, principalmente os aeróbicos, ajudam o corpo a produzir hormônios, melhoram a circulação sanguínea e ainda auxiliam na redução de outros tipos de problemas que afetam o rendimento dos colaboradores, como o estresse. Parcerias com academias ou personal trainners podem ser uma boa solução, portanto.

Invista nos cartões de premiação

Outra maneira bastante interessante para estimular a produtividade do negócio são os cartões de premiação. Com eles, você pode estimular os colaboradores que apresentam bons resultados, mostrando que realmente se importa. Essa certamente é uma excelente estratégia de marketing de incentivo que certamente deve ser implementada.

Participe da rotina como um líder

Os colaboradores não respeitam mais aquele velho chefe “tirano”, que apenas delega as tarefas e não participa em nenhum momento da rotina dos colaboradores. Participe ativamente da rotina dos colaboradores e procure agir como um verdadeiro coach, guiando todos para o caminho desejado pela empresa.

Defina um plano de carreira

Por fim, estabeleça um plano de carreira para os colaboradores e mostre que todos têm a oportunidade de crescer no ambiente de trabalho. O crescimento profissional é uma das principais exigências das novas gerações, por isso, supra agora mesmo essa necessidade.

Gostou do post de hoje? Viu como melhorar o clima organizacional na sua empresa? Aproveite para conferir também nossas dicas de como motivar uma equipe de vendas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This