Cartão de Premiação: entenda como ele funciona

Premiar e recompensar colaboradores é essencial para manter a equipe motivada e, consequentemente, garantir os bons resultados da empresa. Nesse sentido, inovar na premiação é muito importante para alcançar esses objetivos. O cartão de premiação é uma ótima opção que, além de inovadora, é prática!

Você ainda não conhece esse benefício? Por meio dele, você poderá inserir o Marketing de Incentivo na sua empresa. Continue lendo e comece a considerar essa forma de reconhecer os esforços de seus colaboradores!

O que é o cartão de premiação e como ele funciona?

O cartão de premiação é um meio de pagamento em forma de cartão pré-pago, que tem a recarga efetuada pelo empregador.

Ele permite que o funcionário premiado adquira produtos ou serviços, de acordo com suas necessidades ou desejos, na rede credenciada da bandeira do cartão, efetue saques em caixas eletrônicos ou transfira o valor do prêmio para sua conta-corrente (essas duas últimas opções variam conforme a escolha do modelo de cartão).

Trata-se de uma ferramenta de incentivo que tem como objetivo reconhecer resultados excepcionais. Além de ser uma solução segura, ela é benéfica para empregadores e empregados, uma vez que é ágil para ambas as partes, e sua gestão eletrônica permite o controle pela Internet.

Na prática

O primeiro passo é a empresa estabelecer uma política de incentivo, estruturando um programa com base em metas específicas, prazo, objetivos gerais, dentre outros detalhes.

Nesse momento, é importante abrir um diálogo com os colaboradores, apresentando a ferramenta, demonstrando as vantagens e a forma como eles poderão utilizá-la.

A comunicação, além do caráter informativo, aproxima líderes e colaboradores, valoriza o papel de toda a equipe e, tratando-se de um programa de incentivo com metas e premiação, cria uma expectativa positiva que promove um engajamento maior nos projetos da empresa.

Diferente de muitas formas de recompensa que, às vezes, prende o colaborador a uma determinada escolha que nem sempre é interessante, o cartão de premiação respeita a sua vontade, valorizando-o como um ser integral que é.

Quais vantagens ele oferece?

No geral, toda recompensa tem, na sua essência, a capacidade de retribuir algum comportamento que tenha sido benéfico, seja uma performance acima da média, o comprometimento com um projeto, a pontualidade, a assiduidade etc.

No entanto, há também algumas vantagens mais específicas que o incentivo produz em um contexto organizacional. Vantagens essas que desencadeiam uma série de benefícios que refletem no resultado final.

Benefícios do cartão de premiação para a empresa

Não é fácil escolher um prêmio para colaboradores, ainda mais um que agrade a todos os gostos. E não basta só agradar: ele precisa incentivar o colaborador a alcançar metas desafiadoras e ter uma alta performance.

Portanto, o cartão premiação é uma solução bem simples e vantajosa. Além de não precisar se preocupar com a escolha do prêmio, o cartão de premiação gera:

  • retenção de talentos;

  • alcance de metas;

  • aumento da produtividade; e

  • equipe motivada.

Como podemos observar, essa prática consiste em uma ação da gestão de Recursos Humanos da organização, retendo talentos e promovendo o constante aperfeiçoamento das práticas na empresa.

Vantagens do cartão de premiação

Não são só esses benefícios que a empresa recebe. Quanto à escolha específica pelo cartão de premiação, há vantagens características desse tipo de ferramenta. Veja quais são!

  • Fácil administração e baixo custo operacional;

  • possibilidade de escolha da bandeira, da opção (débito/crédito), da função (compras/saque) e de qual modelo de cartão combina com a empresa;

  • recebimento de relatórios sobre onde, quando e com o que o funcionário utilizou o dispositivo;

  • cartões com validade de 2 a 3 anos;

  • viabilidade de carregamentos em massa (envio de planilha com nome e CPF dos premiados ou via web);

  • suporte e atendimento online e telefônico.

Com uma ferramenta inovadora como o cartão de premiação, os benefícios se estendem à vida pessoal dos colaboradores, incluindo seus familiares.

Ganhar algo por mérito profissional já é algo que incentiva as pessoas. Poder usufruir do prêmio com a sua família ou do jeito que achar melhor é ainda mais motivador!

Agora, mostraremos as vantagens dessa ferramenta para os funcionários.

Vantagens para o funcionário

Com a conquista de um prêmio de incentivo, o colaborador sente-se mais motivado a superar suas metas e conseguir bons resultados. Além disso, um prêmio, por si só, traz prestígio e mais respeito pelo trabalho do colaborador.

Em relação às vantagens do cartão, do ponto de vista do colaborador, podemos destacar:

  • liberdade de escolha para adquirir o que quiser;

  • consulta gratuita de saldo;

  • acompanhamento de extrato de uso via web;

  • isenção de tarifas pela utilização para compras;

  • anuidade zero;

  • segurança (em caso de perda ou roubo, basta cancelar o cartão e solicitar uma 2ª via).

As premiações podem ser feitas por diversos motivos, como tempo de casa, apresentação de ideia inovadora, exibição de alta performance no mês ou conquista de alguma campanha de incentivo específica.

Muitas companhias premiam equipes e profissionais com experiências (jantares, salto de paraquedas, degustação de vinhos, aulas de tênis etc) com os próprios colegas de trabalho e, na maioria das vezes, as recompensas são vistas como uma extensão do trabalho, e não um momento de relaxamento ou lazer. Nesse sentido, a liberdade dos cartões de incentivo agrada e surpreende.

Enfim, o funcionário poderá escolher algo que esteja querendo há muito tempo e poderá usufruir do que quiser com seus amigos e familiares.

Como é a versatilidade do cartão de premiação?

O cartão de premiação existe em diferentes modelos. Essa versatilidade permite que se escolha a opção mais adequada ao perfil dos futuros usuários, assim como a mais compatível com o orçamento da empresa.

Conheça algumas das opções que essa ferramenta oferece tanto ao usuário quanto à empresa:

  • transferência de saldo para conta-corrente;

  • saque em redes 24 horas;

  • layout personalizado;

  • compras pelas internet;

  • o cartão é internacional;

  • pagamento de contas e boletos;

  • consulta de saldo gratuita etc.

Outro ponto que precisa ser ressaltado é que a validade do cartão de premiação varia de 2 a 3 anos.

Dificilmente, uma outra ferramenta proporcionará tantas opções por meio de apenas uma única aquisição. Por isso, sua popularidade vem aumentando cada vez mais entre empresas de diferentes ramos.

Defina quando e porque vai presentear ou premiar os seus colaboradores e encante-os com um cartão de premiação, sejam eles de áreas como vendas, atendimento ao cliente e outras que a empresa julgar ideais para a ação.

Gostou do artigo sobre o cartão de premiação? Compartilhe sua opinião e suas dúvidas nos comentários e enriqueça a discussão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This