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Afinal, o que é e como funciona a meritocracia nas empresas?

Meritocracia nas empresas é o modelo organizacional que considera o mérito como principal meio para a ascensão profissional e avalia o que o colaborador precisa desenvolver e entregar de resultado para conquistar retornos financeiros e posições dentro da organização. Nesse sentido, o mérito não configura distinções de gênero, classe social, de etnia, ou outras classificações que se apresentem fora do ambiente de trabalho.

A meritocracia se faz importante na gestão de RH por ser um método para identificar onde estão os melhores talentos e recompensá-los pelo trabalho desenvolvido. Além disso, é uma forma de identificar onde estão as pessoas que fazem a diferença na empresa, aquelas que contribuem com ideias e posturas inovadoras mantém a empresa com performances adequadas aos desafios de mercado.

A meritocracia ajuda as pessoas a alcançarem resultados cada vez melhores para as empresas em que trabalham.

Como implantar a meritocracia nas empresas?

Para implantar o sistema de meritocracia é necessário estabelecer com clareza as metas, os objetivos e as virtudes esperadas dos colaboradores. Uma avaliação que determine as recompensas de um funcionário não pode ser feita com bases subjetivas.

É preciso desenvolver um plano de avaliação que envolva o setor de Recursos Humanos, as lideranças e os demais funcionários, para criar o processo de avaliação e entender quais são os principais resultados esperados pela empresa de cada colaborador.

Depois de definidos, é importante divulgar esses critérios entre todos que fazem parte da empresa. Aqui, uma comunicação eficiente é fundamental para informar a todos o que é esperado pela organização do desempenho individual e coletivo.

Separamos para você algumas dicas de como implantar a meritocracia nas empresas. Acompanhe:

Remuneração variável

As organizações podem efetivar sistemas de recompensas, relacionados diretamente à produtividade dos colaboradores, como comissões, muito comuns nas áreas comerciais das empresas. Além disso, existem modelos como bônus, cartões premiação, divisão de lucros ou compra de cotas participativas nas empresas.

É fundamental a transparência em todas as metas e objetivos esperados das pessoas, já que é a expectativa de conquista que as manterão motivadas. Metas que não são alcançáveis desestimulam as pessoas, causando efeito contrário ao desejado

Planos de cargos

Como já dissemos, estabelecer com clareza quais são os fatores para a promoção por mérito é fundamental. Antes disso, a empresa precisa ter um quadro de funcionários estruturado, que identifique quais são os cargos disponíveis e as hierarquias. Os planos de cargos trabalham a evolução hierárquica do colaborador dentro da empresa. Um auxiliar contábil pode, por exemplo, se tornar um contador júnior, caso surjam novas vagas e ele atenda as exigências mínimas para ocupar a posição.

Planos de salários

Nem sempre será possível efetivar promoções de cargos, por mais que as pessoas mereçam. Para incentivar a motivação por meio da meritocracia, nesses casos, são implantados os planos de salários.

Diferentemente dos planos de cargos, o deslocamento ocorre de maneira horizontal. Um contador júnior, por exemplo, pode aumentar os seus rendimentos ao ser promovido para contador pleno. Sua função e responsabilidades não sofrem alterações, mas, para manter o profissional na empresa, o estímulo se dá diretamente no salário e no seu reconhecimento.

A grande questão da meritocracia nas empresas é o alinhamento entre os objetivos empresariais e os objetivos individuais das pessoas. Ao estabelecer regras e critérios claros para as recompensas por mérito, a empresa vai estimular comportamentos esperados das pessoas. Sendo assim, a meritocracia é uma maneira de tratar honestamente os funcionários e estimular o crescimento do negócio.

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