8 dicas para estabelecer uma campanha motivacional sem custos

Profissionais das mais diversas áreas têm uma necessidade latente de serem valorizados e uma campanha motivacional pode despertar neles as melhores atitudes. Nesse sentido, trabalhar em um ambiente propício ao crescimento pessoal, recebendo feedbacks que contribuam efetivamente para a melhora da performance gera grande motivação para qualquer colaborador. Especialmente no caso dos vendedores, que dependem da sua performance para fechar negócios e contribuir com os bons resultados da empresa.

Para que você possa motivar um profissional de vendas, é necessário que se tenha flexibilidade em primeiro lugar, afinal, não existe uma fórmula que sirva para todos. E saiba que não é preciso investir grandes quantias em ações mirabolantes. Existem atitudes simples que já fazem toda a diferença para seus colaboradores.

Neste post vamos te mostrar 8 dicas para estabelecer uma campanha motivacional sem custos. Acompanhe:

1. Dê feedbacks constantes

Procure estabelecer um relacionamento próximo com sua equipe de vendas. É necessário reconhecer os acertos mais que exaltar os erros. Ao transmitir o feedback, procure fazê-lo de forma positiva, a fim de que ele seja construtivo.

Evite as críticas que não sejam proveitosas e privilegie as opiniões sinceras que farão o vendedor crescer. Direcione mais as conversas para os pontos fortes.

2. Ofereça incentivos

É fato que ter 90% de lucro vendendo muito é melhor do que ter 100% de lucro vendendo quase nada. Por isso, caso seja viável para a empresa, faça uma ação inesperada com incentivos extras, algo que seja surpreendente para a equipe. O profissional que alcança sua meta ganha, e a organização também.

As premiações se darão depois que as metas propostas forem alcançadas, seja aumentando lucros ou diminuindo custos. Dessa forma, o programa de incentivo se paga.

3. Crie um ambiente construtivo

Invista em treinamentos técnicos, proporcionando um desenvolvimento profissional e pessoal. Lembre-se de que não adianta fazer grandes investimentos em treinamentos sendo que, quando se forma um excelente profissional de vendas, ele é perdido para a concorrência.

Nesse sentido, o desafio não é formar talentos e sim mantê-los. E para conseguir reter talentos, o ambiente tem que ser favorável.

4. Disponibilize os recursos necessários

O profissional de vendas será muito mais estimulado a uma alta performance quando tiver ao seu alcance os melhores recursos. Boas condições para desenvolver o trabalho geram resultados excelentes.

5. Dê assistência frequente

Quando se está em campo com o vendedor, é possível entender o porquê de ele estar vendendo bem, ou o contrário. Assim como compreender quais são as reais necessidades dos clientes, que muitas vezes não são assimiladas por quem não vivencia o cotidiano no trabalho de campo.

Com essas informações atualizadas, é possível desenvolver encontros que vão capacitar a equipe e favorecer o compartilhamento de experiência para o crescimento de todos.

6. Cumpra o que prometeu

Gerar confiança sobre a equipe significa gerar comprometimento. O comprometimento leva a resultados que vão estimular a motivação e, consequentemente, o bom resultado da equipe de vendas.

Como fazer isso? Cumprindo realmente o que prometeu.

7. Proponha metas reais

Trace metas realmente possíveis de serem alcançadas, que incentivem o crescimento de cada membro da equipe e pague as premiações com prazer, comemorando a conquista junto com o vendedor!

8. Fidelize sua equipe

Um time forte e fiel de vendas sustenta toda a organização. As vendas estarão em uma média sempre boa e a empresa terá mais segurança. Contudo, esse é o ponto mais difícil de ser alcançado, pois exige dedicação e acompanhamento constante das relações humanas, e não somente dos números.

 Essas 8 dicas para estabelecer uma campanha motivacional sem custos foi útil para você? Aplica alguma dessas estratégias na sua empresa? Deixe seu comentário e conte para nós!

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