5 sinais que mostram que os seus funcionários estão desmotivados

A motivação no trabalho é o entusiasmo que faz o colaborador dar o seu melhor em prol da obtenção dos resultados almejados pela organização, sendo, portanto, fundamental para a produtividade do grupo. Funcionários desmotivados, além de gerarem prejuízo para si mesmos – pois sentem-se infelizes no trabalho e com baixa autoestima – ocasionam problemas para a empresa, uma vez que têm baixo rendimento e podem acabar desestimulando os colegas e prejudicando toda a equipe.

Por isso, é fundamental identificar esse quadro de desmotivação precocemente, investigando sua origem e buscando meios para solucionar a questão.

Neste post, apresentaremos 5 sinais que mostram que os seus funcionários estão desmotivados. Veja quais são eles!

1 – Baixa produtividade

Esse é o clássico sinal de que algo não vai bem com o colaborador. Diretamente ligada à produtividade, a motivação é o combustível que impulsiona o trabalhador a querer superar as metas estabelecidas, dando o seu melhor cotidianamente. Quando está com a motivação em baixa, o colaborador acaba apresentando produtividade insatisfatória, seja no que concerne a números, seja no que tange à qualidade das tarefas executadas.

2 – Resistência a mudanças

Esse é outro importante sinal de que os funcionários estão desmotivados com o trabalho. Muitas vezes, para conseguir aumentar o seu desempenho e galgar melhores posições no mercado, a empresa precisa implementar algumas mudanças, e, para executá-las, precisará contar com o apoio dos seus colaboradores. Porém, os funcionários desmotivados logo apresentarão alguma resistência a elas, alegando dificuldades operacionais ou mesmo risco de fracasso.

3 – Problemas no relacionamento com a equipe

Outra forma de verificar a desmotivação dos colaboradores no trabalho é através da ocorrência de problemas nas relações interpessoais. Quando estão desestimulados, os trabalhadores ficam tristes e irritadiços, apresentando baixa autoestima e consequentemente baixo desempenho.

Esse quadro termina por prejudicar aqueles funcionários que querem produzir e que estão se esforçando para atingir os resultados, gerando conflitos.

4 – Ausências injustificadas ou afastamentos

Eis mais um sintoma de que a sua equipe pode estar desmotivada. Ausências ao trabalho e pedidos de afastamentos são situações absolutamente excepcionais. Se forem injustificados, pior ainda, até porque podem reduzir ou mesmo impedir as férias do trabalhador se as faltas contabilizarem mais de trinta dias.

Se as ausências e afastamentos vêm ocorrendo com frequência, é um claro sinal de que algo não está indo bem, e que a empresa precisa adotar medidas para solucionar o problema.

5 – Funcionários desmotivados têm baixo interesse por cursos e treinamentos

O desinteresse pelo aperfeiçoamento e capacitação no trabalho também denota baixo entusiasmo da equipe.

Quando o trabalhador está envolvido e engajado com os objetivos da organização, costuma sentir-se bastante motivado quando surgem oportunidades de melhorar o seu desempenho no trabalho e aumentar a sua produtividade. Ao contrário, quando ocorre desinteresse, acende-se um sinal de alerta para o líder, e é hora de buscar mudanças.

Para resolver o problema e reconduzir os trabalhadores ao caminho da prosperidade e produtividade, o gestor deve ter uma conversa franca com a equipe, indagando as razões da desmotivação.

A solução para o problema vai depender muito das causas relatadas pelos colaboradores, mas pode consistir em mudanças na estrutura da empresa – com substituição de líderes autoritários ou sem empatia – ou promoções por merecimento, benefícios funcionais e até a possibilidade de ascensão na carreira, entre outros.

O fato é que, num cenário cada vez mais competitivo, o gestor não pode abrir mão de contar com funcionários engajados e comprometidos com os resultados da organização. É preciso cuidar do clima organizacional e fomentar o entusiasmo da equipe, pois, como dizem, a motivação é o combustível do sucesso.

Gostou do nosso post sobre os sinais dos funcionários desmotivados? Conhece mais algum indício além dos que trouxemos? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This