Como diminuir o turnover

5 passos para diminuir o turnover da sua empresa!

Os recursos humanos são muito importantes para o desenvolvimento da organização e para o alcance de objetivos. A empresa que souber conduzir corretamente sua equipe terá um forte diferencial competitivo no mercado, mas a retenção de pessoas tem se tornado cada vez mais preocupante para os empreendedores, que enfrentam altos índices de turnover e perdem diversos talentos para a concorrência.

O turnover é o termo utilizado para medir a taxa de rotatividade de pessoas por meio das entradas e saídas de colaboradores. Portanto, além da perda, a empresa precisa lidar com os custos recorrentes dos processos de demissão, contratação, admissão, treinamento e adaptação dos novos profissionais.

Para ajudar você a diminuir o turnover da sua empresa e aumentar a competitividade, o post de hoje apresenta 5 passos indispensáveis. Confira e assegure o bom desempenho da organização!

1. Realize pesquisas de desligamento

As pesquisas de desligamento servem para nortear os gestores quanto às razões que levam à desmotivação, queda de produção e demissão do colaborador.

Ofereça, no momento da demissão, um questionário estruturado com perguntas relativas aos trabalhos executados, os benefícios e salários oferecidos pela empresa, relação entre subordinados e superiores, ambiente de trabalho, treinamentos oferecidos e outros quesitos que você achar necessário.

É importante deixar o profissional à vontade para dizer o que pensa sobre a empresa e quais são as oportunidades de melhoria. Esclareça a importância da opinião dele para o crescimento da empresa e discuta o questionário com os gestores para desenvolver planos de ação.

2. Ofereça plano de carreira

É importante que a empresa defina quais são os cargos que os colaboradores podem alcançar e quais são as capacitações e habilidades necessárias para a ascensão. Isso fará com que ele se envolva mais no próprio crescimento e trace as próprias metas na carreira.

Quando uma empresa oferece oportunidade para os profissionais crescerem, dificilmente o colaborador vai procurar as concorrentes para atingir o sucesso.

3. Ofereça benefícios atrativos

Os profissionais já não se contentam somente com o salário oferecido pela empresa. É necessário que sejam desenvolvidas políticas de benefícios para motivar os colaboradores e incentivar bons resultados.

Entre os benefícios que a empresa pode adotar, temos: day off para aniversariantes, premiações por metas alcançadas, horários de trabalho flexíveis, trabalho home office, destaque do mês, destaque de turno, destaque de treinamento e sorteio de brindes.

Essas ações demonstram que a empresa reconhece e valoriza os bons resultados alcançados, aumentando, dessa forma, a motivação dos colaboradores e proporcionando um ambiente saudável na organização.

4. Realize pesquisa de humor

As pesquisas de humor devem ser realizadas periodicamente, visando compreender as relações no ambiente organizacional segundo os próprios colaboradores. Quando o clima no ambiente de trabalho é pesado, eles trabalham desmotivados e se tornam menos produtivos.

É importante que os gestores ajam de forma emergencial nas dificuldades que forem mais citadas, com o intuito de reter pessoas e evitar maiores conflitos internos.

5. Realize avaliações de desempenho

As avaliações de desempenho trazem resultados muito expressivos na motivação e produtividade dos colaboradores. A partir do momento em que o gestor se preocupa em analisar o desempenho individual de seus colaboradores, e fornecer o feedback, ele consegue identificar e reconhecer os bons resultados e propor ações de melhoria.

Essa atitude demonstra que o trabalho individual está sendo observado e valorizado pela empresa, fazendo com que os profissionais estejam sempre engajados para conquistar o reconhecimento.

A taxa de turnover está diretamente ligada às ações desenvolvidas regularmente pelos gestores. Se você prezar por valorizar da opinião de cada um, pelo bem-estar dos colaboradores, oportunidades de crescimento e reconhecimento do bom desempenho, dificilmente terá problemas com a perda de talentos para a concorrência.

E aí, o que você achou das nossas dicas para diminuir o turnover? Deixe um comentário abaixo nos contando quais são as ações desenvolvidas pela sua empresa e qual traz melhor resultado para a retenção de pessoas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This