5 opções de prêmios para campanhas de incentivo

Toda empresa precisa de funcionários motivados para que trabalhem com mais eficiência e apresentem melhores resultados. Hoje em dia, há várias maneiras de se criar planos de incentivo que resultam justamente nisso: colaboradores desempenhando melhor suas tarefas e, ainda que não imediatamente e de maneira indireta, em aumentos nos lucros.

Algumas formas de incentivo vão muito além da bonificação em dinheiro e podem ser consideradas mais justas e eficazes. Confira 5 opções:

Novas experiências

Um caso que ficou bastante conhecido e serve de exemplo para outras empresas é o da agência de publicidade ThinkPARALLAX, na Califórnia. Em 2014, os funcionários foram presenteados com um determinado valor para que cada um fizesse uma viagem para um lugar onde nunca tivesse ido. A ideia era que, por meio do mergulho em uma nova cultura, os colaboradores encontrassem inspiração e voltassem cheios de novas ideias para o trabalho.

Seguindo essa linha, premiar com uma nova experiência, como um passeio de balão, um dia de SPA ou um voo de helicóptero pode marcar para sempre um funcionário, que terá na memória as lembranças do momento que viveu.

Atividades com a equipe

Prêmios em grupo fazem parte de um programa simples de incentivos e dá um aspecto mais justo à premiação, pois não há um favorecido em detrimento de outros.

Um churrasco com os integrantes da equipe, tendo os chefes como os responsáveis pela cozinha, é uma ótima opção para demonstrar reconhecimento do mérito dos funcionários e envolvimento por parte dos gestores. Dessa forma, ficará claro que todos fazem parte de um mesmo time.

Incentivo ao desenvolvimento

Todo funcionário gosta de saber que a empresa em que trabalha se importa com seu crescimento e desenvolvimento profissional. O ponto positivo aqui é que esse tipo de premiação traz benefícios tanto para o colaborador quanto para a organização.

Algumas opções de incentivo: promover o ingresso do funcionário em um curso extra ou oferecer descontos em faculdades e cursos de idioma.

Toque pessoal

Premiar uma pessoa aventureira com algo que ela vai considerar um tédio não servirá para deixá-la motivada. Por causa disso, é importante pensar na individualidade de cada um e oferecer um prêmio de acordo com o interesse de quem vai recebê-lo.

Investir na especialidade, hobby ou habilidade do funcionário premiado é uma forma de não errar e fazer com que ele volte para a empresa muito mais disposto a oferecer seu melhor.

Cartões de incentivo

Atualmente, essa tem sido considerada a melhor opção, pois o funcionário poderá adquirir o que quiser com o valor ganho. Diferente da bonificação em dinheiro, que muitas vezes é vista como parte do salário, o cartão de incentivo é uma maneira inteligente de dar ao premiado a liberdade de escolher seu prêmio.

Esse tipo de bonificação elimina a exigência de ter que pensar nas particularidades de cada pessoa para não errar no prêmio. O funcionário trabalha muito mais motivado a cumprir suas metas e se destacar com seu desempenho.

Agora que você já conhece essas formas diferentes de criar planos de incentivo, confira nosso artigo que traz dicas para criar um processo de recrutamento eficiente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This