5-beneficios-dos-eventos-internos-nas-empresas.jpeg

5 benefícios dos eventos internos nas empresas

Valorizar a equipe de trabalho é essencial para obter bons resultados para o negócio. Por isso, muitas empresas apostam em estratégias de endomarketing e eventos internos para motivar e engajar os profissionais.

É possível realizar diversos tipos de evento, indo desde comemoração de aniversariantes do mês até workshop e festa de confraternização, e todos eles trazem retorno positivo. No artigo de hoje, vamos falar sobre os principais benefícios dessas ações. Continue a leitura e saiba quais são eles!

1. Contribui para a motivação da equipe

Profissionais satisfeitos e felizes com suas atividades e ambiente de trabalho são mais produtivos e apresentam melhores resultados. Diante disso, investir em eventos corporativos é uma maneira de a organização demonstrar que se preocupa e valoriza seu público interno, o que contribui para a motivação dele.

Tanto as iniciativas voltadas para aprendizado e atualização — como palestra, workshop e treinamento — quanto as comemorações para descontrair o ambiente e sair da rotina, como aquelas relacionadas a datas temáticas ou bem-estar, por exemplo, são extremamente positivas. Elas fazem com que os trabalhadores fiquem mais motivados e engajados com a empresa.

Outra ação que também traz um bom retorno é a premiação de funcionários. Organizar um evento para premiar aqueles que se destacaram ao longo de um determinado período é uma forma de reconhecimento e estímulo para todos.

2. Fortalece o relacionamento entre os colaboradores

Eventos sociais, como festas de aniversariantes do mês e de final de ano, aproximam as áreas do escritório e promovem o relacionamento entres as pessoas. Além de um momento de descontração, que gera um ânimo a mais para continuar as atividades, tal fato possibilita o networking e contribui para um ambiente de trabalho mais saudável.

Por outro lado, se o objetivo for integrar os membros de uma equipe a área de RH pode apostar em ações que envolvam desafios, atividades lúdicas e dinâmicas de motivação.

3.Reduz problemas internos e ruídos na comunicação

Manter uma comunicação clara e direta entre diversos setores e níveis hierárquico, geralmente, é um desafio para as áreas de RH e comunicação. Nesse sentido, os eventos internos se apresentam como uma boa alternativa.

Um café com o presidente ou um evento para demonstração de resultados, por exemplo, são uma das maneiras de transmitir as informações diretamente aos trabalhadores, evitando ruído na comunicação.

Outro fator positivo é que essas iniciativas permitem um contato mais próximo com diretores e líderes. O que contribui para o engajamento, pois se torna uma oportunidade deles reforçarem o posicionamento da empresa e comunicar de forma transparente a expectativa em relação ao desempenho do time.

4. Proporciona o desenvolvimento dos profissionais

Investir em cursos, palestras e treinamentos é fundamental para manter os colaboradores atualizados sobre a área de atuação e ainda contribui para a motivação deles.

Esse tipo de ação pode ser feito tanto em instituições especializadas, quanto internamente. No segundo caso, além de proporcionar desenvolvimento para a carreira, esses eventos permitem a troca de conhecimento entre o público interno.

5. Melhora o clima organizacional

O clima organizacional indica como as pessoas se relacionam no local de trabalho e o sentimento delas em relação à empresa, o que interfere diretamente nos níveis de produtividade. Portanto, manter o clima agradável é imprescindível para obter bons resultados.

Motivar a equipe, melhorar o ambiente de trabalho e proporcionar desenvolvimento profissional são alguns dos fatores fundamentais para um bom clima organizacional. Dessa forma, os eventos internos apresentam uma importância significativa.

Ao longo deste texto te mostramos os principais benefícios dos eventos internos. No entanto, para que eles cumpram seu papel e tragam resultados positivos, é importante planejá-los corretamente e alinhá-los ao perfil dos funcionários para ter uma participação efetiva deles.

Você organiza eventos no escritório? Acredita que eles são importantes para o negócio? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This