campanhas motivacionais

5 ações de campanhas motivacionais

A motivação é a chave para o sucesso de uma equipe e, é claro, de toda a empresa. Ignorar a importância que a satisfação e o engajamento possuem dentro do trabalho, é perder tempo e desperdiçar recursos.

Colaboradores engajados produzem mais, sentem-se felizes com o seu trabalho e buscam cada vez mais seu aperfeiçoamento. Por isso, separamos 5 ações de campanhas motivacionais que vão te inspirar a investir no capital humano da sua empresa.

1. Programas de incentivo

Na sua empresa, existe algum tipo de programa ou campanha de incentivo? Não estamos falando de benefícios comuns que toda empresa precisa oferecer, mas daqueles diretamente ligados à produtividade, com metas claras e recompensas, sejam elas cartões de prêmios, viagens, bonificações, etc. Se o seu negócio ainda não utiliza essa estratégia, está na hora de começar. 

Este tipo de campanha tem como base o marketing de incentivo, que consiste em práticas de marketing internas que visam aumentar o entusiasmo de colaboradores, bem como alcançar metas e resultados melhores através de um sistema de recompensas.

2. Avaliações de desempenho 

A avaliação de desempenho precisa ser uma prática constante, sendo realizada pelo menos a cada seis meses. Porém, ela não precisa ser nenhum sacrifício, nem para a empresa, nem para os colaboradores. Uma boa estratégia é transformar esse momento em uma possibilidade de recompensar o bom desempenho. Transforme a avaliação em uma tarefa lúdica, abrindo espaço para o diálogo e, principalmente, uma oportunidade de incentivo.

3. Calendário comemorativo no mês de aniversário da empresa

Uma vez por ano, insira no calendário da empresa um mês comemorativo, associando ao aniversário do seu negócio. Neste mês, podem ocorrer eventos, palestras e, até mesmo, passeios. Ao longo do tempo, isso irá se internalizar na cultura da empresa, tornando-se um atrativo para novos talentos e um incentivo para os que já fazem parte da equipe.

4. Valorização das famílias

Idealize uma campanha que inclua a família de seus colaboradores. Podem ser criadas competições ou elas podem ser incluídas nas recompensas como, por exemplo, um colaborador ganhar um jantar com acompanhantes, uma viagem, enfim, use sua criatividade!

Todos sabemos que a família, em suas inúmeras formas, faz parte de todo sucesso, incentivando, apoiando e compreendendo as fases mais difíceis. Algumas podem ser formada por amigos, outras, com laços de sangue, mas o que importa é quem cada pessoa considera como sua família. Portanto, um jeito muito especial de motivar sua equipe é beneficiando seus entes queridos.

5. Campanhas motivacionais: hora de fazer campanhas solidárias

Que tal unir esforços em prol de uma boa causa? Um empreendimento com responsabilidade social é um exemplo de cidadania. Existem muitas causas com as quais uma empresa pode se envolver, sejam elas ligadas ao meio ambiente, ações solidárias, caridade, etc. Inicie pequenos projetos e descubra um outro lado de seus colaboradores, elogiando seu desempenho e destacando seus esforços. 

Além destas campanhas motivacionais, a própria rotina da empresa pode ser um elemento constante de motivação. Inserir práticas saudáveis, intervalos de descanso, ambientes compartilhados que promovam relaxamento, entre outros, são formas de valorizar seu capital humano e promover o bem-estar.

Gostou das dicas? Compartilhe este conteúdo com os seus amigos nas redes sociais, e multiplique estas ideias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This