4 exemplos de campanhas motivacionais para a sua empresa

Colaboradores motivados apresentam alto desempenho e são mais engajados. Por isso, separamos nesse artigo, alguns exemplos de campanhas motivacionais para você se inspirar e implantar ações desse tipo na sua empresa.

Afinal, entre as diversas atribuições da área de RH está criar e manter uma equipe de alta performance motivada. E, para isso, é preciso ter a motivação como parte essencial da estratégia do negócio.

Exemplos de campanhas motivacionais

As campanhas motivacionais não são um simples estímulo para que os funcionários trabalhem mais. Elas contribuem para a melhoria do clima organizacional, aumentam o senso de pertencimento, estimulam a cooperação entre os colaboradores e, consequentemente, têm como objetivo final excelentes resultados.

Há diversos tipos de campanhas motivacionais: de integração, de incentivo, de premiação e de datas comemorativas.

Conheça 4 exemplos de campanhas motivacionais para aumentar a produtividade e a satisfação dos seus empregados:

1. Equipe do mês

Que tal inovar a ação de premiar o funcionário do mês e passar a reconhecer a equipe que mais se destacou no período, seja pelos resultados alcançados ou pela superação de desafios? O importante é deixar claro quais são os requisitos e como são feitas as avaliações.

Uma ideia é avaliar, conjuntamente, características como disciplina, proatividade, relacionamento interpessoal e comprometimento.

O fato de conceder a recompensa para um grupo a cada mês (e não individualmente) estimulará o trabalho em equipe e fortalecerá a colaboração entre os funcionários.

2. Vendedor que vende mais

Campanhas de vendas são essenciais. Fica a critério da empresa premiar um ou mais vendedores, dependendo do seu porte e segmento, em determinados períodos (mensal, trimestral, anual).

É importante que as comissões e os prêmios concedidos sejam atrativos, tais como cartões de incentivo (para utilização como desejar), viagens ou vouchers de lojas.

Um plus nesse tipo de premiação é conceder o incentivo aos vendedores que venderem mais, apenas se a companhia bater a meta mensal estipulada no planejamento. É uma outra forma de reconhecer e entusiasmar a ajuda mútua. Afinal, não basta vender muito, é preciso que toda a equipe de vendas apresente um bom resultado.

3. Reclamação Zero

Em empresas que lidam diretamente com o cliente, é interessante implantar alguma campanha motivacional que impulsione os funcionários a atingirem a excelência no atendimento. A “Reclamação Zero” pode ser uma delas.

Nela, a empresa pode divulgar a placa “Estamos a X dias atendendo nossos clientes com excelência”. Em paralelo, divulgue uma tabela que apresente os prêmios que serão concedidos (a todos), de acordo com a quantidade total de dias conquistados, sem nenhuma reclamação.

4. Campanha de Natal

Que tal inovar no final do ano (ou em outra data comemorativa) e promover uma competição sadia entre os setores? Uma ideia é promover alguma gincana que incentive a solidariedade, na qual os funcionários poderão fazer uma ação social em alguma organização social apoiada pela companhia.

Pode-se estimular, por exemplo, que eles arrecadem entre os amigos, familiares e vizinhos brinquedos, roupas e alimentos para serem doados para crianças ou idosos atendidos pela ONG. E, a cada item doado, a empresa também faz a parte dela e doa um percentual em dinheiro (ou um alimento ou objeto semelhante), dobrando a doação.

A entrega poderá ser feita pelos colaboradores da área vencedora, durante uma linda festa de Natal.

Enfim, é essencial que as campanhas motivacionais façam parte da estratégia da empresa. Elas precisam ser planejadas, ter verba própria e equipe responsável pela sua implantação. Também é importante que sua efetividade seja mensurada para que, no ano seguinte, a campanha seja repetida ou substituída.

Esses quatro exemplos acima são apenas algumas inspirações. Faça bom uso deles e escolha o que mais tem a ver com a sua empresa.

Mas, para que a ação atinja o sucesso, antes de implantar qualquer campanha, conheça o passo a passo para fazer uma campanha de incentivo de colaboradores.

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