4-dinamicas-de-motivacao-para-incentivar-seus-funcionarios.jpeg

4 dinâmicas de motivação para incentivar seus funcionários

Manter uma equipe coesa e motivada é uma tarefa que exige muita competência de líderes e gestores. Existem vários recursos para gerar sinergia entre os colaboradores, melhorando o trabalho de todo o time. Entre alguns métodos, destacam-se as dinâmicas de motivação.

As dinâmicas de motivação estimulam a equipe a se conhecer, solucionar problemas em grupo e a desenvolver suas qualidades profissionais individuais. Entretanto, é importante que tais ferramentas sejam bem escolhidas e conduzidas para não serem constrangedoras ou desagradáveis para os funcionários.

Pensando nisso, separamos 4 dinâmicas que farão sucesso com sua equipe. Confira!

1. Dinâmica de motivação “O desafio”

Reúna a equipe e mostre uma caixa fechada, anunciando que há um desafio dentro dela. Coloque uma música e enquanto ela estiver tocando os funcionários devem passar a caixa de mão em mão. O desafio deverá ser cumprido pela pessoa que estiver com a caixa quando a música parar ou por outra pessoa.

Acontecerá assim: ao acabar a música, o colaborador que estiver com a caixa poderá cumprir o desafio ou passar para outro, mas sem ver o conteúdo. Repita o processo até alguém aceitar a tarefa e ser recompensado ao descobrir que é apenas uma caixa de bombom.

2. Dinâmica de motivação “Quem eu levo?”

Distribua papel e caneta para cada integrante. Depois peça que anotem as respostas das seguintes perguntas:

  • Se você tivesse que ir para uma ilha deserta com alguém da equipe, quem seria?
  • Se você tivesse que organizar uma festa, qual(is) pessoa(s) deste grupo chamaria pra equipe?
  • Se você ganhasse uma viagem grátis e pudesse levar três pessoas deste grupo, quem seria?

É importante salientar durante a dinâmica que as respostas são anônimas, deixando os colaboradores mais à vontade para responder de forma sincera.

3. Dinâmica de motivação “Ilha do Tesouro”

Organize o grupo em duplas e posicione cada dupla em pé, em cima de uma folha de jornal, lado a lado. Na outra extremidade da sala, coloque uma caixa de bombons em cima de outra folha de jornal.

O objetivo é alcançar a caixa sem que os pés toquem diretamente o chão. A folha de jornal pode ser movida mas não rasgada. Se dois grupos alcançarem a caixa juntos, eles dividem o prêmio.

A maneira de realizar a tarefa é uma dupla convidando a outra a subir em seu jornal, alternando os jornais e os posicionando à frente. Se ninguém conseguir cumprir o desafio, encerre a dinâmica e explique o segredo.

4. Dinâmica de motivação “Como te vejo”

Cole um cartão papel nas costas de cada integrante. Cada pessoa deve escrever uma qualidade do outro no respectivo cartão, além de uma característica que pode ser melhorada. Os colaboradores também podem dar notas para o que foi apresentado sobre eles.

Essas dinâmicas de motivação ajudam a identificar lideranças na equipe, quem são os mais confiáveis pelos colegas e a reconhecer perfis profissionais, além de transmitir valiosas lições.

Gostou das dinâmicas de motivação apresentadas? Não vê a hora de fortalecer sua equipe e engajá-la de forma lúdica? Compartilhe esse artigo e incentive sua rede a aprimorar a coesão e trabalho em equipe!

Comments (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This