4-dicas-para-melhorar-a-retencao-de-talentos-na-empresa.jpeg

4 dicas para melhorar a retenção de talentos na empresa

Saber como otimizar a retenção de talentos é extremamente necessário para o sucesso de uma empresa. Isso porque, com profissionais acima da média, é possível arquitetar um negócio realmente saudável, próspero e bem-sucedido.

No entanto, quando há um elevado índice de evasão de colaboradores, a empresa pode ser prejudicada de diversas maneiras. Além do alto custo com rescisões trabalhistas, é muito provável que o empreendimento perca produtividade e eficácia.

Pensando nisso, hoje vamos dar 5 dicas para melhorar a retenção de talentos em sua empresa. Continue lendo nosso post e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

1. Melhore o processo interno de comunicação

Talvez você ainda não tenha pensado nisso, mas a comunicação é uma das mais eficientes “armas” para reter seus talentos. Com ela, é possível potencializar a sinergia da equipe de trabalho, a percepção interna de credibilidade e a transparência.

A questão é: como melhorar a comunicação? Inicie estimulando todos os líderes da empresa a abraçarem a ideia. Absolutamente todos devem estar comprometidos. Depois, estabeleça novos canais internos de comunicação, tais como:

  • mural de recados;

  • aplicativos mobile;

  • redes sociais;

  • sistemas especializados.

2. Estabeleça um plano de carreira

Que perspectiva de crescimento seus talentos possuem? Se ela é turva ou mesmo zero, então você tem um grande problema. Atualmente, as maiores e mais bem-sucedidas empresas do mercado já estabeleceram um plano para o crescimento dos seus profissionais.

O plano de carreira leva em consideração duas principais vertentes: os cargos e os salários. Como nem sempre é possível promover os trabalhadores para novas funções, vale desmembrar cada cargo em júnior, pleno e sênior — de acordo com o tempo de casa e resultados entregues por cada talento.

3. Recompense aqueles que conquistam resultados

Todos os membros da equipe devem ser tratados com decência e igualdade, mas é um grande erro deixar de reconhecer e recompensar aqueles que realmente entregam resultados. Por isso, crie recompensas para premiar as conquistas.

Existem algumas “regrinhas” para definir uma boa recompensa. Você deve levar em consideração o que realmente os colaboradores desejam e, com isso, adaptar à cultura da empresa e ao orçamento disponível.

Veja algumas recompensas inovadoras e comumente desejadas pela equipe:

4. Invista no bem-estar da equipe

O estresse é considerado um dos maiores “vilões” do mundo dos negócios, pois é responsável por prejudicar o desempenho dos colaboradores e encurtar carreiras brilhantes. Para se livrar disso, é necessário investir na qualidade do ambiente de trabalho.

Segundo pesquisa divulgada pela Exame, empresas que investem no bem-estar interno são mais produtivas, rentáveis e atraentes. Desse modo, conseguem reter com mais eficiência seus talentos. Veja algumas dicas para melhorar o ambiente interno:

  • invista em momentos descontraídos (happy hour, momento do café etc.);

  • dê mais flexibilidade aos horários de trabalho;

  • comemore datas especiais (aniversários, feriados nacionais etc.);

  • aplique ações de endomarketing.

Essas são dicas que realmente podem contribuir para tornar o ambiente de trabalho mais agradável e, consequentemente, reter os maiores talentos. Mas é necessário executá-las e monitorar constantemente os resultados obtidos.

Agora que está por dentro do assunto e sabe como melhorar a retenção de talentos em sua empresa, aproveite para aprofundar mais no assunto. Baixe nosso e-book e saiba como diminuir o turnover da empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This